São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perua Astra tem fila de espera de 20 dias

EDUARDO LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre todas as peruas disponíveis no mercado brasileiro (veja quadro acima), surpreende o desempenho comercial da novata Astra Wagon 2.0.
Recém-chegada às autorizadas Chevrolet -sua venda começou há cerca de dois meses-, a perua importada da Bélgica já tem fila de espera de cerca de 20 dias.
Na concessionária Itororó, o cliente que pede uma Astra Wagon tem de esperar no mínimo três semanas para recebê-la. Já na Pompéia, o chá de cadeira é menor: uma semana.
Mesmo com procura superior ao estoque para pronta entrega, a Pompéia oferece descontos de 3% sobre o preço de tabela. Sem ar-condicionado, toca-fitas e airbag, a perua custa R$ 25.650.
Ao que parece, quem paga a conta do sucesso da Astra Wagon são as peruas nacionais da GM.
Segundo Geraldo Dutra, 32, gerente de vendas da Itororó, nem descontos de R$ 1.500 resolvem o problema de quatro unidades da perua Ipanema, encalhadas no estoque de carros novos.
A desvalorização das Ipanema usadas, diz Dutra, chega a 5% por semana. A Itororó tem em estoque dois desses modelos de segunda mão, a partir de R$ 15.000.
Já na Pompéia, constata-se queda nas vendas da perua Suprema.
Quem tenta fugir do preço de uma perua importada zero quilômetro não encontra muitas alternativas no mercado de usadas.
Para Arnaldo Pires, 38, gerente comercial da Drive Service (Subaru), o segmento de peruas importadas no Brasil ainda engatinha.
``As peruas mais antigas em circulação têm, em média, um ano e meio de uso", diz Pires. ``Não deu tempo do dono pensar na troca por um modelo mais novo."
Segundo o gerente de vendas da Drive Service, as poucas peruas usadas que chegam à revenda têm preços até 30% inferiores ao de um modelo zero. São vendidas em dois ou três dias, afirma Pires.
O estoque de peruas usadas da Daiton (Honda) está zerado pelo mesmo motivo, diz Estefânio Henrique, 28, gerente de vendas.
Henrique afirma que a Daiton vende, em média, oito peruas por mês. Para ele, o segmento -já consagrado na Europa e Estados Unidos- começa a se firmar no Brasil.
Na Eufrásio Veículos (Ford), foram vendidas nove peruas Mondeo nos últimos 45 dias.
A concessionária tem três modelos em estoque, com preços a partir de R$ 33.000 -5% de desconto, em média, sobre a tabela.
Já para a nacional Royale, com quatro unidades em estoque, os descontos chegam a 10%.
Na Sopave (VW), há fila de espera de dez dias para as versões mais simples e mais sofisticadas da importada Variant.

Texto Anterior: Nacional não muda agora
Próximo Texto: Maxima surpreende em desempenho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.