São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Lombada confunde motoristas na 1ª semana

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira “lombada eletrônica” da cidade, em funcionamento experimental na altura do número 2.534 da avenida Nova Cantareira (zona norte de São Paulo) desde a última segunda-feira, deve sofrer algumas mudanças a partir desta semana. O sistema estaria confundindo os motoristas.
A lombada é um sensor instalado no chão e que mede a velocidade dos carros. Se ela estiver acima do limite estipulado para a rua, um dispositivo aciona uma câmera, que fotografa a placa do carro.
O dispositivo avisa ao motorista, por meio de luzes e sons, quando o carro está em velocidade, superior ou inferior à permitida.
Uma luz verde avisa que o carro está abaixo do limite. Uma luz amarela e uma sirene avisam que o aparelho está funcionando.
Segundo Dulce Lutfalla, assistente da diretoria do DSV (Departamento de Operações do Sistema Viário), as luzes serão eliminadas e o aviso sonoro terá seu volume abaixado. “Os motoristas confundiam a lombada com um semáforo”, disse.
A lombada da avenida Nova Cantareira deve ficar em experiência até o dia 12 de julho. A partir daí, os carros flagrados pelo dispositivo em excesso de velocidade serão multados.
O DSV não divulgou os resultados da primeira semana de testes da lombada. Segundo Lutfalla, dados preliminares mostram que o índice de desrespeito ao limite de velocidade diminuiu depois da instalação do mecanismo.
O limite de velocidade na avenida é de 40 km/h. O valor da multa por excesso de velocidade é de R$ 56,48. No dia 30 de maio, quando estava sendo testada sem que os motoristas fossem avisados ou multados, o sistema indicou que 94% dos 10.000 veículos que passaram por ali estavam trafegando acima dos 40 km/h. Um sistema semelhante, instalado em Curitiba, no Paraná, baixou este índice para 0,5%. Outras lombadas semelhantes também já funcionam em Vitória (ES), Brasília (DF) e Campo Grande (MT)
Até o final do mês, uma segunda “lombada eletrônica” deve ser implantada, também experimentalmente, na avenida Estrada Barreira Grande (zona leste).
Para Lutfalla, a lombada é um “mal necessário”. “O ideal seria que os motoristas obedecessem a sinalização. Infelimente, os infratores têm que ser atingidos pelo bolso”, afirmou.

Texto Anterior: Operação guincha 90 em 7 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.