São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória põe o Brasil na liderança na Liga Mundial

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Vitória põe o Brasil na liderança na Liga Mundial
O Brasil assumiu ontem a liderança do Grupo A da Liga Mundial Masculina de Vôlei 95.
Com as duas vitórias sobre a equipe norte-americana nos jogos realizados no fim-de-semana, a seleção brasileira soma agora 16 pontos no torneio.
Em segundo lugar está a seleção de Cuba, que enfrentou a Espanha na última sexta-feira (venceu por 3 a 1) e perdeu anteontem (3 a 2).
A equipe cubana empata com a brasileira em número de pontos, mas perde no set average (divisão do número de sets vencidos pelo número de sets perdidos).
Apesar de ainda exibir uma irregularidade na quadra, a seleção brasileira conseguiu cumprir seu objetivo: impor duas derrotas, em casa, aos norte-americanos.
No sábado, o time brasileiro venceu por 3 sets a 1 (15/9, 15/12, 8/15 e 15/10), após 2h19min.
Ontem, precisou de 2h53min para superar os norte-americanos, novamente por 3 sets a 1 (15/11, 13/15, 17/15 e 15/10).
Os dois jogos aconteceram no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, capital mineira.
Na avaliação do técnico José Roberto Guimarães, as duas partidas serviram para provar que o time atuou como um grupo.
``Todos os 12 jogadores entraram na quadra e fiquei satisfeito por vê-los agir como equipe."
Zé Roberto fez questão de elogiar o time dos EUA, que, com as derrotas deste fim-de-semana, está eliminado da próxima fase do torneio, que acontece no Brasil.
O treinador norte-americano Fred Sturm devolveu os cumprimentos de seu colega brasileiro, destacando a garra da seleção.
O time, que viaja hoje para os EUA, vai prosseguir em seus preparativos para os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 96, e, segundo Sturm, a equipe deve fazer alguns amistosos com outras seleções.
Apesar de estar na liderança do torneio, a seleção brasileira ainda precisa vencer um dos dois jogos que faz contra Cuba no Rio de Janeiro para conseguir a sua classificação à fase final da Liga.
Segundo o atacante Tande, as partidas contra Cuba prometem ``pegar fogo". ``O jogo entre Brasil e Cuba já é um clássico do vôlei. Portanto, promete ser muito duro", diz o atacante.
Para Paulão, o time brasileiro se comportou bem na quadra e conseguiu acertar algumas arestas que estavam incomodando a equipe.
Ao ser questionado sobre quais seriam estas arestas, Paulão citou a pressão que estaria sendo feita sobre a seleção para alcançar melhores resultados na quadra.
A seleção viaja hoje pela manhã para o Rio. Os jogadores serão dispensados e se reapresentam amanhã à noite ao técnico Zé Roberto.
A equipe volta a treinar na quarta-feira, quando inicia seus preparativos para os jogos com Cuba, que acontecem neste fim-de-semana, no Maracanãzinho.

Texto Anterior: Time interiorano quer se adaptar
Próximo Texto: Rio e Minas abrigam decisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.