São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cadeira promete boa postura ao usuário

MARA GAMA
DA REDAÇÃO

A cadeira ``Aeron", para escritórios, é peça moderna da ``Coleção Herman Miller" que o Museu da Casa Brasileira exibe a partir de quarta-feira, dia 21. A fábrica americana Herman Miller foi criada em 1923 e produz móveis de escritório para 35 países.
Com encosto e assento feitos de uma malha permeável e arejada, a ``Aeron" tem um sistema de suspensão que pretende eliminar pontos de pressão e peso nas costas e pernas do usuário.
Recorrendo a um símbolo do bom projeto, a cadeira é definida por seus produtores como um canivete suíço: ferramenta que responde a vários usos com um só design. O mesmo modelo serve para leitura, reuniões e digitação.
Até um novo conceito -Kinemat- é utilizado para explicar o programa da cadeira: manter o usuário com boa postura, pela compensação de pesos entre assento e encosto.
A ``Aeron" já faz parte do acervo do Museum of Modern Art de Nova York (MoMA). É, portanto, um projeto reconhecido pela instituição mais importante na área.
A mostra tem também três cadeiras de 1958, entre elas a Executiva, criada para o prédio que abrigava a Time-Life em Nova York. A exposição foi organizada por Móveis Teperman, que têm representação da Herman Miller no Brasil. (MG)

Exposição: Coleção Herman Miller
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 774, Cidade Jardim tel. 011/210-2499)
Quando: de quarta-feira a 30 de julho
Horário: terça a sábado, 13h às 18h

Texto Anterior: Portoghese terá mostra no mês de setembro
Próximo Texto: Artistas criam móveis e objetos com papel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.