São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lésbicas são minoria no evento

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

Representantes de entidades que reúnem homossexuais femininas afirmaram que a participação minoritária da categoria nos movimentos homossexuais reflete a dominação masculina existente na sociedade.
Ontem, as mulheres eram menos de 20% dos homossexuais presentes na platéia do congresso.
``Aqui acontece o mesmo que no parlamento brasileiro", afirmou Rebeca Sevilla, representante das lésbicas na secretaria geral da entidade, ao comentar o predomínio masculino.
Segundo ela, as lésbicas, por serem mulheres, enfrentam maiores dificuldades para uma maior participação política e social.
A dirigente da Ilga disse que ``o sistema de dominação econômica" também prejudica as mulheres e, consequentemente, sua atuação social.
A fotógrafa paulista Alice Oliveira, do Coletivo Feministas Lésbicas de São Paulo, disse que muitas lésbicas acabam incorporando valores ``de uma sociedade machista".
Militante do grupo Arco-Íris (de gays e lésbicas), a operadora de microcomputador Virgínia Figueiredo, 36, afirmou que a pressão social contribui para um menor índice de participação das lésbicas nas lutas homossexuais.
(FM)

Texto Anterior: Anhangabaú vai ser centro cultural
Próximo Texto: GAYLERIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.