São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Brasil ganha 3 prêmios no festival de Cannes

NELSON BLECHER
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Os ganhadores foram os anúncios ``Sorvete", da agência Young & Rubicam, e ``Banco de Olhos", da DM9 (com duas premiações).
Numa atitude inédita desde que a modalidade foi incluída no festival, em 1992, o júri de Cannes agiu com rigor e decidiu não dar o Grand Prix (Grande Prêmio) e nenhum leão de ouro aos 4.338 concorrentes de mais de 50 países.
O número de premiações foi reduzido em cerca de um terço (de 83 para 36). Apenas 12 peças foram contempladas com leões de prata -o restante foi de bronze.
Quem mais ganhou leões foram Inglaterra e Hong Kong. O ranking oficial será divulgado hoje.
O publicitário brasileiro Celso Loducca, que integra o júri de comerciais de Cannes, cujos trabalhos foram iniciados ontem, demonstra preocupação quanto às perspectivas também nessa categoria. A baixa qualidade do som e a falta de versões em inglês pesam contra o desempenho nacional.
``Isso prejudica bastante o julgamento dos filmes brasileiros, assim como o excesso de inscrições", afirmou. Com 321 comerciais, o Brasil figura em terceiro lugar no ranking de inscrições.
Campanha no Japão
O diretor de comerciais brasileiro João Daniel Tikhomiroff, dono da produtora Jodaf, fará a próxima campanha mundial da indústria de eletrônicos japonesa Sanyo.
Ontem, em Cannes (sul da França), onde veio participar do Festival Internacional do Filme Publicitário, Tikhomiroff esteve reunido com executivos de criação da agência Dentsu. A Jodaf foi a segunda produtora mais premiada no festival do ano passado.
``Estou colaborando no processo de criação da nova campanha da Sanyo, que será rodada em Paris em agosto e depois exibida em 20 países", disse o publicitário. O orçamento da campanha é de US$ 300 mil. Por sua participação, Tikhomiroff ganhará US$ 40 mil.
O mercado internacional não chega a ser uma novidade para Tikhomiroff. Ele instalou uma filial da Jodaf em Barcelona, em sociedade com a Ovídeo, uma produtora local. No ano passado, o diretor rodou três filmes na Espanha e quatro em Portugal -um deles para a Mercedes-Benz-, além de outros 90 no Brasil.

Texto Anterior: PF apura desabastecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.