São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memorial expõe ilustrações de Trimano

DA REPORTAGEM LOCAL

Exposição: Trimano - Colagens e Impressões Xerox - Série Economia
Artista: Luis Trimano
Onde: Biblioteca do Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664, tel. 011/823-9611, Barra Funda, região central de São Paulo)
Quando: abertura amanhã, às 19h, com palestras dos economistas Eduardo Giannetti da Fonseca, Osires Lopes Filho e Luis Nassif

O Memorial da América Latina expõe a partir de amanhã em São Paulo 52 trabalhos do ilustrador Luis Trimano, 52, feitos para o caderno ``Finanças" da Folha.
Nascido em Buenos Aires (Argentina), Trimano está radicado no Brasil desde 1968, onde vem atuando como artista gráfico para diversos jornais. De 1968 a 1974 viveu em São Paulo. Depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje.
As ilustrações da exposição, parte da série ``Economia", foram feitas para a Folha a partir de 1993. Atualmente Trimano ilustra a coluna do economista Eduardo Giannetti da Fonseca, ``Economia Ilustrada", que o caderno ``Finanças" publica aos domingos.
Há também ilustrações de textos de Carlos Alberto Sardenberg e Osires Lopes Filho.
São 24 painéis com 12 ilustrações originais, além de ampliações em xerox e páginas da Folha. A técnica de Trimano é a colagem de gravuras antigas, elementos gráficos e imagens de jornal.
``Minha idéia é tratar a ilustração dentro da linguagem de jornal", diz Trimano. ``O uso de desenhos ao lado de gravuras antigas busca lidar com a página de jornal como se ela fosse uma gravura, o que realmente é."
O uso de xerox na colagem é uma pesquisa que Trimano vem desenvolvendo há muitos anos. ``A impressão em xerox dá um caráter moderno à gravura", diz.
Trimano diz ter enfrentado o desafio de ilustrar um tema ``difícil" como a economia evitando tanto a charge ou a caricatura política quanto as formas geométricas que estão presentes em gráficos e tabelas do caderno.
``Há sempre um comentário satírico, um humor que não é o hilariante e às vezes é até negro. E há um sabor de fábula, porque costumo usar bichos nas imagens, como serpentes, moscas e cavalos."
Trimano acha que a coluna de Giannetti é estimulante para o ilustrador porque o economista ``faz comentários literários, citações filosóficas e paralelos históricos que sugerem muitas ilustrações".
No texto do catálogo, Giannetti elogia as ilustrações de Trimano e diz que elas ``buscam refletir sobre o texto e instigar o leitor" (leia mais no box ao lado).
Na abertura da exposição, amanhã às 19h, haverá palestras de Giannetti e Lopes e do colunista da Folha Luis Nassif.

Texto Anterior: Brasileiro ganha prêmio em Portugal
Próximo Texto: Debate entre poeta e físico discute o acaso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.