São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suplicy pede ao Senado que anule financiamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) quer que o Senado vote nesta semana o projeto que anula as autorizações para financiamento do projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).
O Sivam é um projeto de US$ 1,4 bilhão, que vai implantar uma rede de vigilância na região amazônica, combinando radares, satélites e linhas de telecomunicação.
Os equipamentos do projeto serão fornecidos por um consórcio de empresas liderado pela norte-americana Raytheon Company.
O senador quer a anulação do projeto alegando que o governo norte-americano não cumpriu parte da negociação com o governo do Brasil.
Suplicy alega que, durante as negociações para a escolha da Raytheon, os EUA prometeram beneficiar a empresa de aviação brasileira Embraer em uma concorrência para a Marinha norte-americana.
A Embraer perdeu a concorrência na semana passada, superada exatamente, por uma empresa do grupo Raytheon.
O senador quer que o Congresso suspenda os financiamentos do Sivam para que o projeto seja reavaliado. O projeto de Suplicy teve a adesão de 20 senadores.
Mesmo que a proposta seja rejeitada, o governo terá de apresentar novos pedidos de autorização de financiamento para o Sivam. Os contratos foram alterados porque o governo afastou do Sivam a Esca, empresa que deveria gerenciar o projeto.

Texto Anterior: Câmara censura os Paralamas
Próximo Texto: Caderno reflete realidade do racismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.