São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa gay não está preocupada com a causa

ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Visibilidade para quem precisa. Este fim-de-semana no Rio dá mostras de que a grande massa gay brasileira não está -ou não parece- muito preocupada com questões políticas relacionadas à causa. Mas que ela existe, existe. E em plena atividade.
Tudo bem, os encontros do Rio Palace aconteceram de fato, organização OK, com seriedade e penetração na mídia. Mas a massa de ontem estava longe de mobilizar a atenção da maioria -as boates e a praia em frente ao Posto 9 estavam mais concorridas. Ou talvez o Fla-Flu tenha esvaziado o evento.
Brincadeiras à parte, tudo isso pode sugerir que, ao menos agora, ninguém quer sair do closet. O que não significa que a onda levantada com o encontro tenha sido em vão.
Os resultados aparecem dos lados menos esperados. Na passeata, uma moça tinha a palavra simpatizante escrita no corpo; a ``ala das mães" era a mais aplaudida; um bailarino dançava solitário e de peito nu, dando saltos e piruetas.
Uma surpresa: O maior grupo da massa -maior do que o de qualquer organização política- veio da Boite 1140, um clube noturno em Jacarepaguá com lotações que chegam a 4.000 pessoas.
Mais resultados informais: o superdemocrático ``namoródromo" improvisado no mezanino da festa Val-Demente de sábado, a comemoração oficial da Ilga. Lado a lado estavam casais de homem com homem, homem com mulher, mulher com mulher. Isso numa festa de 2.000 pessoas que teve até Vera Fischer e Cristiane Torloni. Parece que, por hora, ninguém quer mesmo ``assumir" nada. Tanto que era concorridíssima a calçada da avenida Atlântica, povoada por aqueles que acompanhavam a passeata ao lado dela. Ainda não é servido e articulado como em Nova York, mas que está todo mundo à vontade, isso está.

Texto Anterior: Marcha leva 2.000 a Copacabana
Próximo Texto: Desfile gay reúne 200 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.