São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP das cotas não mexe com importados

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os carros importados têm participação importante nos estoques encalhados nas revendas.
No final de maio, as montadoras tinham em estoque, segundo a Anfavea, cerca de 45 mil veículos importados. As marcas sem fábricas no país, outros 40 mil.
Nem a decisão do governo de limitar a importação de veículos conseguiu movimentar o mercado.
A MP (medida provisória), que adota o sistema de cotas, estabelece que somente mais 110 mil carros poderão entrar no país até o final do ano. Esse número representa cerca de 50% do total importado até 13 de junho.
Os importadores chegaram a prever uma corrida de clientes para comprar o importado. A consequência seria a alta dos preços.
``Mas não houve corrida às lojas. Todas as marcas têm carros para pronta entrega pela tabela antiga", diz Emílio Julianelli, presidente da Abeiva (associação dos importadores de veículos).
Para tentar reduzir o estoque, as montadoras e alguns importadores independentes financiam o carro importado em até 24 vezes, com linhas de crédito obtidas no exterior.
Mas eles continuam sobrando e novas unidades continuam chegando nos portos.
(APF)

Texto Anterior: Feirões e financiamentos em 24 meses tentam abrandar crise
Próximo Texto: Realidades americanas; Impressão desfeita; Destino dos juros; Setor abocanhado; No papel; O que pega; Artigo definido; Fim sugerido; Na hora; Visão geral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.