São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
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Sempre se aprende um pouco mais

<UN->MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Na viagem que acabamos de fazer aos Estados Unidos, acompanhando nossos alunos da Franchising University, enfrentamos nada menos que 16 pousos e decolagens em nove dias. Quase um pouso e uma decolagem por dia. Não é bolinho!
Especialmente quando se pensa que um dos autores desta coluna detesta voar. O que não o impede de tomar avião toda semana, por exigência da profissão.
A viagem ultrapassou nossas expectativas. O grupo foi menor que os anteriores, bem entrosado e bastante exigente. Ninguém foi ``a passeio". Os caras foram interessados em aprender. E aprenderam.
No geral, as perguntas formuladas aos franqueadores que nos receberam foram ótimas e as respostas também. Quase todos os gringos abriram o jogo além do que esperávamos.
Tudo correu tão bem que resolvemos passar a viajar com grupos menores.
Entre as empresas visitadas, o Motorádio ficou com a Kwik Kopy (que está para inaugurar sua loja piloto no Brasil), seguida de perto pela The Barbers e pela Coca-Cola.
Na Kwik Kopy, o fundador Bud Hadfield, um empreendedor dos bons, fez questão de falar com a rapaziada e deu um verdadeiro show. Pouco a pouco esta coluna comentará suas lições.
Sempre igual
O duro, depois de uma viagem dessas, é voltar e perceber que o Brasil continua o mesmo: o Congresso acaba de aprovar um projeto de conversão de medida provisória que dá a maior sacaneada nos franqueadores sérios que operam por estas bandas.
A MP obriga os franqueadores a recolher mensalmente 25% de sua receita bruta a título de Imposto de Renda.
Isso prejudica os que são sérios e bem estruturados, que precisam manter suas contabilidades transparentes, para não perder o controle sobre suas redes.
Os picaretas sempre deram e continuarão a dar um jeito. Essa nova norma é um incentivo à picaretagem e à sonegação. É inacreditável que nossas autoridades não percebam isso. Onde é que nossos ministros, burocratas e congressistas estão com a cabeça? E onde anda a promessa de reduzir o tal custo Brasil?
E onde é que estão os franqueadores, que parecem incapazes de se articular politicamente para monitorar adequadamente a atividade legislativa e para mobilizar forças para evitar que atrocidades como essa sejam cometidas?

MARCELO CHERTO é diretor-geral da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University.

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