São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fluminense é o campeão no Rio após nove anos de jejum

FERNANDA DA ESCÓSSIA e MÁRIO MAGALHÃES

FERNANDA DA ESCÓSSIA; MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Num jogo que passa à antologia do futebol brasileiro, o Fluminense derrotou o Flamengo ontem no Maracanã por 3 a 2 e conquistou o Campeonato do Rio de 1995.
O último título estadual do clube havia sido em 1985 -foram quase dez anos de ``jejum".
O gol da vitória, marcado por Renato Gaúcho -mas validado para o meia Aílton na súmula- aos 41min do 2º tempo, foi irregular.
Renato estava em impedimento. Aílton chutou -a bola iria para fora- e Renato finalizou com a barriga.
Quando Aílton tocou na bola, só havia um jogador do Flamengo entre Renato e a linha do gol. Na regra do futebol, isso significa impedimento, o que anularia o lance.
Como o árbitro Léo Feldman validou o gol -dando a autoria para Aílton-, o Fluminense chegou ao seu 27º título estadual. É o clube que mais venceu no Rio.
Foi uma partida emocionante, que consagrou o futebol ofensivo. O empate bastaria ao Flamengo. O Fluminense precisava vencer.
Por isso, atacou obsessivamente no primeiro tempo. Chegou a 2 a 0, com gols de Renato Gaúcho e Leonardo. Poderia ter feito mais.
O Flamengo, ao contrário, foi armado defensivamente pelo treinador Wanderley Luxemburgo.
Em vez de manter três atacantes -Mazinho, Sávio e Romário-, substituiu Mazinho pelo meia William. Não deu certo.
No intervalo, Luxemburgo culpou o time pelo desempenho. ``Ficamos com medo, assistimos ao jogo, não viemos a campo."
No segundo tempo, o jogo mudou. Luxemburgo trocou William por Mazinho e tirou o lateral-direito Marcos Adriano para a entrada do meia Rodrigo. Da passividade defensiva, foi ao ataque.
O Flamengo fez dois gols -Romário e Fabinho- e chegou ao empate. Como precisava ganhar, o Fluminense arriscou tudo, marcou o terceiro gol e conquistou o campeonato.
O lateral flamenguista Branco acertou uma bola na trave, em cobrança de falta. Romário foi o vice-artilheiro da competição, com 26 gols. O artilheiro foi o botafoguense Túlio, com 27.
A renda, de R$ 1,6 milhão, é o novo recorde nacional. A torcida do Flu, minoria no estádio, tomou as ruas do Rio na comemoração.
``O verdadeiro rei do Rio sou eu", afirmou Renato Gaúcho. O ``título" já foi disputado em bate-bocas por Romário e Túlio.
Aílton, um dos melhores em campo, disse que a taça foi uma ``vingança pessoal". Ex-jogador do Flamengo, ele foi afastado por Luxemburgo em janeiro e se transferiu para o Fluminense.
O triunfo é o maior da carreira de Joel Santana. Em quatro jogos neste ano, venceu o Flamengo três vezes e empatou uma, sempre jogando ofensivamente.

Texto Anterior: Sem os titulares, Brasil perde
Próximo Texto: Times dividem atriz e príncipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.