São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Italianos descobrem 'acelerador' do HIV

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores da Universidade de Bolonha, na Itália, descobriram que a proteína Tat, produzida pelo HIV -o vírus causador da Aids-, acelera a velocidade de multiplicação do próprio vírus.
O artigo foi publicado na revista "Journal of Acquired Immunodeficiency Syndromes & Human Retrovirology".
Se a velocidade de multiplicação do vírus é diminuída, o ritmo com que ele se espalha pelo organismo também cai. O sistema de defesa teria melhores condições para combater o HIV.
No experimento, os cientistas utilizaram anticorpos específicos contra a Tat.
Sem a ação da proteína, os vírus diminuíram a velocidade de multiplicação -e consequente infecção de novas células no organismo.
Esta é a segunda descoberta importante relacionada à proteína Tat nas últimas semanas.
No início do mês, uma pesquisa de cientistas alemães, publicada na revista científica "Nature", apontava a mesma proteína como elemento fundamental para o desencadeamento de um processo chamado apoptose.
A apoptose é um mecanismo natural de célula, através do qual ela se "suicida". Quanto mais apoptose induzida pelo vírus, mais debilitado fica o organismo.
A presença da proteína Tat forçaria o surgimento de outras proteínas da célula, responsáveis pela apoptose.
Ou seja, com a Tat viral, os vírus não só se multiplicam mais rapidamente mas também provocam mais mortes de células.

Texto Anterior: Ministério contrata funcionários da Esca; TSE julga recontagem para governador do MA; Dirigente da Conab-BA não sabe se toma posse
Próximo Texto: Israelenses exibem barco de 2.000 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.