São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O 'draft'

FÁBIO SORMANI

Acontece amanhã, no SkyDome de Toronto, no Canadá, ginásio dos Raptors, a tão esperada noite do NBA Draft. A cerimônia consiste na escolha de dois jogadores por parte de cada um dos 29 times da liga -29, pois, na próxima temporada, dois times canadenses, os Raptors e o Vancouver Grizzlies, estarão debutando na NBA.
O Golden State será o primeiro time a escolher. Depois dele, vêm: LA Clippers, Philadelphia, Washington, Minnesota, Vancouver, Toronto, Detroit, New Jersey, Miami, Milwaukee, Dallas, Sacramento, Boston, Denver, Atlanta ou Miami (depende das negociações entre os times, uma vez que o Miami tem um ``draft" da primeira rodada do Atlanta), Cleveland, Houston ou Portland (mesma situação), Chicago, Phoenix (via Lakers), Charlotte, Indiana, Dallas (via New York), Orlando, Seattle, Phoenix, Utah e San Antonio.
Esta é a ordem. A situação é igual na segunda rodada. A série só se modifica nos casos: 1) Chicago escolhe na frente do Houston; 2) Seattle, na do Orlando.
É que as equipes terminaram empatadas na fase de classificação (Houston e Chicago e Orlando e Seattle). Um sorteio determinou quem primeiro iria escolher.
Quem será o ``draft" número um? Difícil dizer. Os favoritos são Joe Smith (Maryland), Jerry Stackhouse e Rasheed Wallace (ambos de North Carolina) e Antonio McDyess (Alabama).
``O mais evidente neste `draft' é que existem quatro ou cinco garotos espetaculares", disse o técnico Bill Fitch, dos Clippers. Com ele fez coro John Lucas, do Philadelphia: ``Os três primeiros `drafts' do último ano causaram um tremendo impacto nos times. Nós teremos este mesmo cenário neste ano". Assino embaixo.
O caso mais interessante deste ``draft" será o do pivô Kevin Garnett. Ele acabou de se formar na Farragut Academy, uma high school (equivalente ao colegial) em Chicago. Tem 2,10 m de altura e está na mira de algumas equipes. Os Bulls, principalmente.
Se ``draftado", Garnett se tornará o sétimo jogador a pular o ``college" e ir direto para a NBA. Dos que estão em atividade: Shawn Kemp (Seattle) e Moses Malone (San Antonio).
A situação vem causando discussão no EUA. A maior parte dos analistas se opõe a isso. Garnett disse que, se o negócio não for vantajoso, vai para o ``college".
O garoto é tido como um futuro ``monstro" do basquete. Os cofres estarão abertos a Garnett, creia.

Texto Anterior: ENQUETE
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.