São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caetano e Dalla homenageiam tenor Caruso

FREDRIK TROMASSON
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE NÁPOLES

Erramos: 23/08/95
Diferentemente do que foi informou a reportagem sobre o show de Caetano Veloso em Nápoles, publicada à pág. 5-5 ( Ilustrada) de 27/6, o grupo Neri per Caso não venceu o último Festival da Canção de San Remo, na Itália. O grande prêmio foi dado à cantora Georgia. Neri per Caso venceu em outra categoria, a de Novas Propostas.
A piazza del Plebiscito, no centro de Nápoles, no sul da Itália, abrigou na última sexta-feira um concerto com o cantor brasileiro Caetano Veloso e o italiano Lucio Dalla em homenagem ao tenor Enrico Caruso (1873-1921) e à tradição musical napolitana.
O concerto foi assistido por cerca de 100 mil pessoas e transmitido ao vivo para a Itália e outros países europeus. O evento foi apresentado pela atriz e modelo Isabella Rossellini (``Veludo Azul", ``O Inocente") e pelo escritor Luciano De Crescenzo, napolitano conhecido por seus romances e livros de filosofia.
Rossellini explicou que ela e Dalla haviam tido a idéia do concerto quando, coincidentemente, se hospedaram no mesmo quarto de hotel habitado por Caruso, em Sorrento, também no sul do país.
Dalla se apresentou em um velho piano, que teria sido usado usado pelo tenor em seu retorno a Nápoles, já em fim de carreira, atingido por abscessos pulmonares. Diz a lenda que toda noite Caruso trazia o piano para a varanda do hotel e tocava e cantava em frente ao mar.
Caruso nasceu em 25 de fevereiro de 1873, em Nápoles, e morreu na mesma cidade, em 22 de agosto de 1921. Seu repertório era composto por cerca de 50 óperas, em sua maioria italianas.
Dalla foi o principal convidado e introduziu os outros convidados, entre eles Caetano Veloso, que apresentou duas canções: ``Você É Linda" e ``Luna Rossa", um clássico da canção napolitana.
Outros convidados foram o grupo local Almamegretta, que mistura rap e ragga music com elementos da canção local tradicional. Cantam em dialeto napolitano. Derek Lee Ragin, cantor lírico norte-americano que emprestou sua voz ao filme ``Farinelli", sobre o cantor castrado homônimo, cantou uma ária.
Um dos mais aclamados foi o grupo Neri per Caso (Negros por Acaso), seis rapazes de Salerno, também no sul da Itália, que cantam à cappella (sem acompanhamento instrumental). Ganharam o último Festival da Canção de San Remo e se tornaram ídolos entre os adolescentes. O primeiro disco já vendeu 1 milhão de cópias.
A piazza del Plebiscito, vizinha ao mar, é uma das maiores praças da cidade e abriga o antigo palácio real, a igreja San Francesco di Paola e o teatro San Carlo.
A praça sempre foi palco de manifestações populares, mas vinha sendo usada nos últimos anos como estacionamento. Em 1993, o então eleito prefeito Antonio Bassolino proibiu o tráfego no local e restituiu à praça sua antiga vocação, com concertos, manifestações populares e uma grande festa de Ano Novo.
O concerto foi concluído por Isabella Rossellini, que cantou a melodia napolitana ``Era di Maggio", e Lucio Dalla, com seu hit ``Attenti al Lupo", com Rossellini e todos os convidados dançando no palco.

Texto Anterior: Determinação traz o retorno da fé
Próximo Texto: 'Aqui, o Rio parece Genebra'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.