São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TR indexa caderneta vinculada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo desistiu de corrigir pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) a nova poupança vinculada à aquisição de imóveis, que será criada a partir de julho. A TJLP tem uma variação bem inferior à dos juros de mercado.
A poupança vinculada, assim como a caderneta tradicional, será corrigida pela TR (Taxa Referencial de juros), o que significa o fim da expectativa de financiamentos habitacionais mais baratos para a classe média.
Também foi decidido que a poupança vinculada pagará juros maiores conforme o prazo de aplicação, para estimular os poupadores a deixar por mais tempo o dinheiro na caderneta.
Depósitos de dois anos, por exemplo, poderão render TR mais 8% ao ano, por exemplo -a poupança tradicional rende 6% anuais acima da TR.
Segundo estudos feitos pelo governo, uma poupança corrigida pela TJLP não atrairia o público, mesmo com o benefício da obtenção de um financiamento para a casa própria. ``Infelizmente tivemos que desistir da TJLP", explica o diretor comercial da CEF (Caixa Econômica Federal), Valdery Albuquerque.
Hoje a TJLP está fixada em 24,7% ao ano, enquanto a TR deverá ultrapassar os 40% nos próximos 12 meses. Somente dentro de dois ou três anos, calculam os técnicos, as duas taxas deverão ter juros semelhantes.
Se a poupança vinculada fosse corrigida pela TJLP, os financiamentos habitacionais aos poupadores também seriam atrelados à taxa -o que seria altamente vantajoso para os mutuários.
As regras finais para a caderneta vinculada serão definidas amanhã na reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional). Os poupadores terão que aplicar até atingir um percentual mínimo do valor do imóvel desejado.
O CMN também deverá criar mais uma modalidade de poupança, em que os bancos não precisarão aplicar o dinheiro em habitação, com juros maiores para o longo prazo e sujeita à tributação.

Texto Anterior: Mercado financeiro vai ser atingido pela desindexação
Próximo Texto: Governo vai criar poupança com risco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.