São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parecer de CRM considera 'ética' mudança de sexo

CYNARA MENEZES *

CYNARA MENEZES; RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um parecer emitido pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) de Brasília no ano passado liberou o médico Antônio Lino de Araújo a fazer uma cirurgia de mudança de sexo no auxiliar de cozinha Valério José da Silva, 22.
A operação, realizada há um mês no Hospital Regional da Asa Norte, da rede pública, é considerada ilegal pelo Código Penal, que proíbe causar lesões corporais irreversíveis a terceiros.
O parecer alerta para problemas legais, mas diz que, ``em princípio, não comete infração ética médica o profissional que realiza cirurgia de conversão sexual".
Segundo o presidente do CRM, Antônio Campos, o parecer foi emitido de acordo com o Código de Ética Médica. ``A cirurgia pode ser ilegal, mas não é antiética."
Apesar do parecer, o CRM instaurou inquérito para avaliar a conduta de Araújo, cirurgião-plástico especializado na recuperação de queimados, mas é possível que o médico não seja processado. Araújo tem evitado a imprensa.
``A transgressão da lei, desde que responsável, também é um ato de cidadania. O médico tem o direito de transgredir quando quer privilegiar o ser humano", defende o presidente do CRM.
Campos é favorável à aprovação, pelo Congresso, do projeto do deputado José Coimbra (PTB-SP), que libera cirurgias de mudança de sexo no país e prevê troca dos registros civis.
``Sou a favor do aborto, da eutanásia e das cirurgias de mudança de sexo, assim como a maioria dos CRMs do país", disse. ``Pessoas adultas têm o direito de decidir sobre o seu próprio corpo".
O projeto de Coimbra já foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

* Colaborou RAQUEL ULHÔA, da Sucursal de Brasília.

Texto Anterior: Filha denuncia pai por forçá-la a fazer aborto
Próximo Texto: 'Justiça não deve se meter'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.