São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zé do Caixão ensina arte dramática em vídeo filmado na Vera Cruz

ADRIANA MOURA
DA FOLHA ABCD

Zé do Caixão ensina arte dramática em vídeo filmado na Vera Cruz
O cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, 64, disse que se sente "como Orson Welles filmando `Cidadão Kane' " ao gravar nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).
Marins, diretor de ``À Meia-noite Levarei sua Alma" e ``Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver", esteve ontem no estúdio filmando trechos de um vídeo sobre seu método de ensino de arte dramática, intitulado "O Poder da Arte".
"Welles deve ter tido a mesma sensação que eu, gravando naqueles ambientes enormes e vazios, como este estúdio", afirmou Marins. "É uma sensação boa, ter essa monstruosidade nas mãos", completou.
Marins disse que pretende aproveitar o vídeo e contar uma pequena história da Vera Cruz. "Ela representa o Brasil no cinema internacional", afirmou.
Para o cineasta, "é preciso mostrar ao mundo o que é o cinema no maior estúdio da América Latina". O vídeo deve circular nos Estados Unidos, que, segundo Marins, têm interesse no seu método de ensino.
Ele se disse triste pelo estado de abandono em que se encontram os estúdios da Vera Cruz. "É um crime ela estar parada assim", afirmou. Para ele, a Vera Cruz é um patrimônio histórico que precisa ser preservado.
O vídeo, segundo Marins, trará aulas de interpretação para candidatos a ator que pretendam seguir seus métodos. Ele diz dar aulas desde os anos 40.
Além de mostrar métodos de interpretação, o vídeo deve ensinar as diferenças entre a interpretação no cinema, televisão, teatro e mesmo em fotonovelas. "É preciso ir à caça de novos valores entre a juventude", afirmou Marins.

Texto Anterior: Royal Philharmonic Orchestra toca em SP
Próximo Texto: Os Velhas Virgens debocham do sexo, das drogas e do rock'n'roll
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.