São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Christo muda rotina de Berlim

SILVIA BITTENCOURT
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE BERLIM

Depois de ter sido palco, nos seus cem anos de história, de rebeliões e guerras, o Parlamento Alemão (Reichstag) tornou-se temporariamente obra de arte e atração turística em Berlim.
Até 6 de julho, esse prédio gigante estará ``empacotado" por mais de 100 mil m2 de pano levemente prateado, amarrado por uma corda azul de 15 km.
A obra é do artista búlgaro-americano Javacheff Christo, 60, que já ``empacotou" a ponte Neuf, em Paris, o Museu de Arte Contemporânea de Chicago (EUA) e cercou 11 ilhas na Flórida (EUA) com tiras de pano cor-de-rosa.
Christo disse não gostar da palavra ``pacote" para designar sua nova obra. Ele afirmou preferir a expressão ``encobrimento".
Mas o fato é que o parlamento lembra um pacote gigante e Berlim vive uma ``onda Christo". As lojas empacotaram produtos nas vitrines e os hotéis brindam seus hóspedes com pacotes surpresa.
A cobertura do prédio contou com o trabalho de cerca de 1.500 pessoas, desde alpinistas que se penduravam nas torres do parlamento até monitores, que circulavam em torno do monumento, explicando a obra ao público.
Chamado ``Wrapped Reichstag" (``Parlamento Encoberto"), o projeto nasceu em 1971. Só em fevereiro do ano passado a obra foi aprovada pelo Parlamento Federal, em Bonn.

Texto Anterior: Heathrow pode ter novo terminal
Próximo Texto: ESCRAVOS 1; ESCRAVOS 2; ESCRAVOS 3
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.