São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretora ensina prevenção após afastar aidético

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A diretora M.M.S., da escola pública de Brasília que afastou o estudante L.S., 12, por ser portador da Aids, vai deixar o cargo. Ela irá desenvolver projetos educativos de prevenção na rede de ensino do DF (Distrito Federal).
``Depois do caso, ela decidiu se dedicar à orientação de alunos e professores sobre a questão da Aids por entender que, como ela, outros professores e diretores desconhecem o assunto", disse o coordenador regional de Educação em Brasília, Marcos Oliveira.
Oliveira disse que a saída da diretora havia sido acertada antes mesmo de o estudante começar a frequentar a escola, em maio.
L. voltou a estudar, anteontem, depois que sua mãe adotiva, V.S., 32, comunicou o caso ao Programa Nacional de DST/Aids (Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids), do Ministério da Saúde.
Segundo a mãe, a diretora disse que o menino deveria deixar a escola para receber um tratamento específico. A diretora confirmou à Folha que não sabia lidar com uma criança portadora do vírus.
A diretora aceitou o retorno do garoto à escola depois de ter sido orientada por técnicos.
Um dos boletins do DST/Aids sobre a presença de estudantes com Aids nas escolas informa que a doença não é transmitida no convívio social.
A transmissão ocorre apenas por relações sexuais, transfusão de sangue, seringas contaminadas e durante a gravidez e no parto.
Oliveira disse que os nomes do estudante e da mãe foram mantidos em sigilo para não ferir portaria dos ministérios da Educação e da Saúde que proíbe discriminação aos portadores da Aids.
A portaria foi criada em 92, depois que Sheila Cortopassi de Oliveira, então com cinco anos, teve a matrícula rejeitada em uma escola particular de São Paulo.
Os pais conseguiram na Justiça o direito de matriculá-la -apesar disso, a menina passou a estudar em outro colégio, que lhe oferecera vaga. Sheila morreu em 93.

Texto Anterior: Corpo 'some' em depósitos e exige busca de 4 horas
Próximo Texto: Acidente mata um e congestiona Dutra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.