São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernucci realiza obra de `scholar'

LUÍS ANTONIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

O autor de ``A Imitação dos Sentidos" confessa que nunca foi a Canudos. Seu terreno de combate é outro, o texto. Realizando expedições detalhadas pelo texto, Bernucci atinge os problemas da narrativa euclidiana, a abertura para outras obras, a ingenuidade ou a má-fé do autor.
Suas descobertas não teriam sido possíveis sem os ``insights" do crítico Eugênio Gomes, que nos anos 50 anotava a existência do manuscrito, ou ``No Calor da Hora" (1972), de Eunice Nogueira Galvão, estudo sobre as reportagens da guerra.
Bernucci transcreveu o manuscrito na íntegra, inclusive reproduzindo as corrigendas, vetos e rasuras. Nele, Euclides produziu o primeiro copião de ``Os Sertões". Bernucci mostra que a obra forma um eixo refratário entre as fontes básicas e a obra literária.
O estudioso prefere a serenidade à diatribe. Daí a força do ensaio. É obra de ``scholar" como há muito não se lia em literatura brasileira. (LAG)

Texto Anterior: Lançamento foi cancelado
Próximo Texto: Gal vira João de saias no Carnegie Hall
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.