São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação Seade inicia corte de funcionários

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

A direção da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) decidiu iniciar na próxima semana seu plano de corte de pessoal.
Para atender à política de enxugamento de gastos do governo do Estado, a instituição pretende demitir cerca de 150 funcionários.
As dispensas vão começar por 40 funcionários que se inscreveram no programa de demissões voluntárias, criado por lei no serviço público estadual.
Em seguida, a fundação começa a demitir cerca de cem funcionários, com base em levantamento interno.
Na tentativa de impedir o início das demissões, um grupo de deputados se reuniu ontem pela manhã com a direção da empresa.
Segundo o deputado Nivaldo Santana (PC do B), presidente da Comissão de Relações de Trabalho da Assembléia Legislativa, o objetivo é convencer o governador Mário Covas (PSDB) a suspender os cortes. ``Com as demissões, o trabalho desenvolvido estará comprometido."
Com mão-de-obra especializada, o Seade faz pesquisa e análise de dados estatísticos socioeconômicos, úteis até para o próprio planejamento do governo estadual.
O gasto com mão-de-obra significa 90% das despesas do Seade. Com 505 funcionários, a fundação atende a 3.000 usuários por mês.
O plano de Covas é reduzir o orçamento mensal do Seade de R$ 2,6 milhões para R$ 1,1 milhão.
Segundo cálculo de Emilio Alonso, representante dos funcionários, a meta de Covas significa a demissão de pelo menos 170 pessoas.
O secretário André Franco Montoro Filho (Planejamento), a quem o Seade está atrelado, diz que os cortes determinados por Covas não inviabilizam o trabalho desenvolvido pela fundação.
``A fundação tem que ter um quadro compatível com a disponibilidade de recursos", diz.

Texto Anterior: Lei dispensa gordos de usar catraca em ônibus; Vítima de tiroteio quer processar shopping
Próximo Texto: Sem-terra e PM morrem em tiroteio no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.