São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França se autoproclama a `criadora' das corridas

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A MAGNY-COURS

O mesmo Jean-Marie Balestre que puniu Ayrton Senna em 89 aparece na primeira página do programa oficial do GP da França para celebrar mais uma contribuição francesa à humanidade: a corrida de automóveis.
Seja criação deles ou não, o fato é que os franceses comemoram este ano o aniversário de cem anos da primeira disputa entre veículos automotores registrada na história.
Em 1895, Émile Levassor foi o primeiro herói das pistas, melhor dizendo das estradas, no percurso Paris-Bordeaux-Paris, a bordo de um Panhard-Levassor.
Onze anos mais tarde, os franceses tiveram outra idéia. Resolveram chamar a corrida de ``Grand Prix", ou Grande Prêmio, denominação que virou marca registrada das corridas de automóveis e, mais tarde, da F-1.
Até aquela data, porém, as corridas tinham nomes estranhos para os dias de hoje, como ``Targhe", ``Coppe" e até mesmo ``Circuiti".
Na verdade, a corrida de 1906 teve o pomposo nome de ``Grand Prix de l'Automobile Club de France". Mas passou a constar dos anais como o primeiro dos 81 GPs franceses, o último deles a ser disputado hoje, às 9h de Brasília, no circuito de Magny-Cours, na região central do país.
Naqueles tempos, cada marca comparecia com três carros, invariavelmente pintados com as cores da nação defendida.
Cada bólido era identificado por uma letra, que se referia ao fabricante, e um número de 1 a 3, que designava um dos três pilotos.
Muita coisa mudou em 80 anos e a F-1 de hoje utiliza as cores dos patrocinadores. Quanto aos sentimentos patrióticos, foram deixados para a torcida.
Uma coisa, porém, não se alterou após tanto tempo. O orgulho dos franceses de serem os principais responsáveis por um esporte que detém o recorde de público entre todas as disciplinas do esporte -450 mil pessoas nas 500 Milhas de Indianápolis e 200 mil nas 24 Horas de Le Mans.
Restam méritos para os alemães, que inventaram o automóvel, e para os norte-americanos, que o tornaram um produto de consumo massificado.
Mas, que fique bem claro, foram os franceses que tornaram tudo isso uma grande diversão.

NA TV
Grande Prêmio da França de F-1, 9h (ao vivo), TV Globo

LIGUE
Para o Folha Informações Esporte, 900-0316, e saiba o grid de largada para o GP da França. O boletim com o resultado da corrida vai ao ar às 13h. O serviço custa R$ 1,17 por minuto e atende a todo o Estado de São Paulo

Texto Anterior: Juca Kfouri estréia hoje coluna na Folha
Próximo Texto: A COPA DOS MENINOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.