São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região metropolitana é mais crítica a Covas

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao completar o primeiro semestre de mandato à frente do governo de São Paulo, Mário Covas (PSDB) enfrenta a insatisfação dos paulistas com sua administração. Isso é verificado principalmente entre os paulistas que moram na capital e na região metropolitana.
Pesquisa Datafolha realizada em 20 e 21 de junho mostra que para a maioria relativa dos entrevistados (45%) a administração tucana é regular e para 22% a atuação de Covas foi avaliada de forma negativa.
Comparando-se os três últimos levantamentos do Datafolha verifica-se uma queda dos que consideram seu governo ótimo/bom e um crescimento do grau ruim/péssimo.
Expectativa
Antes da posse, a expectativa de 64% dos entrevistados era que Covas faria um governo bom. Seis meses depois, 25% dos paulistas classificaram o governo nessa categoria.
No mesmo período, subiu de 6% para 22% o índice de entrevistados que consideram a administração estadual ruim/péssima.
O crescimento da reprovação ao governo pode ser explicado pela priorização do enxugamento da máquina administrativa em detrimento de políticas sociais.
Entre os que avaliaram o governo Covas de forma positiva estão principalmente os residentes no interior (31% contra 20% obtidos na região metropolitana).
Os maiores índices de reprovação foram obtidos entre os paulistas residentes na região metropolitana (26% contra 17% obtidos no interior).
A aprovação à administração tucana é verificada principalmente junto aos simpatizantes do PMDB (32%), partido do ex-governador Luiz Antonio Fleury Filho, alvo principal das críticas de Covas nos primeiros seis meses de gestão.
Solicitados a atribuir nota de zero a dez ao governo Mário Covas, a maioria absoluta (59%) dos entrevistados acha que a administração tucana merece nota igual ou inferior a 5, sendo que 25% atribuíram 5 e 10% deram nota zero.
O desempenho do governo tucano recebeu nota zero principalmente entre os moradores da região metropolitana (12%). Entre os do interior, 8%.
Os paulistas, porém, mostram-se otimistas quanto ao futuro do governo Covas.
Para 40% dos entrevistados, o tucano fará um governo ótimo ou bom daqui para frente e, para 37%, regular. Afirmaram-se pessimistas 16%, apostando que a tendência é piorar.
Solicitados a comparar o primeiro semestre do governo Covas com os últimos seis meses da administração Fleury, 40% afirmaram que o desempenho do tucano é e para 36% igual. Para 17% a administração do PSDB tem sido pior do que a do PMDB.

A pesquisa Datafolha é um levantamento estatístico por amostragem. Nesse levantamento, realizado nos dias 20 e 21 de junho, foram entrevistadas 1.691 pessoas em 50 municípios do Estado de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino e a estatística Renata Nunes César.

Texto Anterior: Governadores melhoram desempenho
Próximo Texto: 'Novos crentes' valorizam riqueza material
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.