São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
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Estratégia de Schumacher vence o GP da França

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A MAGNY-COURS

Michael Schumacher mostrou ontem que não é apenas o piloto mais rápido da F-1 atual como, também, um grande estrategista.
Com um carro teoricamente inferior, o piloto da Benetton venceu o GP da França, sétima etapa da temporada de 1995, e abriu 11 pontos de vantagem (46 a 35) sobre o segundo colocado na prova e no Mundial de Pilotos, Damon Hill, da Williams.
O companheiro do inglês, David Coulthard, completou o pódio. Martin Brundle, da Ligier, foi o quarto, demonstrando as vantagens de uma equipe conhecer a pista -a sede do time fica no circuito de Magny-Cours.
Rubens Barrichello, da Jordan, chegou em sexto, atrás do ferrarista Jean Alesi.
Marcou pontos pela segunda vez no campeonato e poderia ter obtido uma melhor classificação, não fosse por uma punição recebida no início da corrida.
Na largada, saltou da quinta para a terceira colocação, superando Alesi e Coulthard, antes da primeira curva.
À frente, o pole Hill manteve a vantagem sobre Schumacher que, na tentativa de passar o rival, quase colidiu com o brasileiro.
Pouco depois, porém, Barrichello foi punido com parada obrigatória nos boxes (dez segundos) por ter queimado a largada.
Olivier Panis, da Ligier, que vinha em quinto, também recebeu a punição. Os dois contestaram a decisão dos comissários (leia texto abaixo).
No 11º giro, o piloto da Jordan cumpriu a pena e voltou à pista na nona colocação.
Enquanto isso, Schumacher acossava o líder Hill, mantendo menos de meio segundo de diferença para o inglês.
Na 12ª volta, o alemão quase colidiu com o inglês quando ambos superavam Roberto Moreno, da Forti, retardatário.
Na 19ª, Schumacher entrou nos boxes para fazer sua primeira parada, dando a impressão que faria mais duas.
Muitos pilotos repetiram o alemão nos giros seguintes, enquanto Hill ficou na pista para abrir vantagem.
O piloto da Williams, porém, pegou muito tráfego com retardatários e acabou parando logo depois, na volta de número 21.
Schumacher, então, passou à liderança. Hill, de volta à pista, aguardou pela segunda das três hipotéticas paradas do alemão.
Schumacher, porém, parou apenas uma vez mais, assim como Hill, e cruzou a linha de chegada mais de 30 segundos à frente do piloto da Williams.
Em entrevista coletiva após a prova, Schumacher afirmou que seu carro estava ``perfeito", apesar de nas sessões de classificação ter sido inferior aos Williams.
``Sem dúvida, nossa estratégia fez um grande papel nessa vitória", declarou o alemão, admitindo que a equipe tinha condições de optar pelas três paradas.
``Acho que escolhemos a melhor", afirmou.

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