São Paulo, terça-feira, 4 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Lurie leva humor para TV japonesa

JAIR RATTNER
DE LISBOA

O saxofonista John Lurie vai levar para o vídeo suas pescarias com Jim Jarmusch, Tom Waits, Matt Dillon, Willem Dafoe e Dennis Hopper. A diversão entre amigos virou um programa de humor para a TV japonesa. "Fishing with John" (pescando com John) terá seis episódios, que devem estar prontos em setembro.
Além do programa, Lurie está fazendo a música para o filme "Get Shortie", rodado em Hollywood, e em outubro começa a gravar o próximo disco. Ele contou seus projetos em Lisboa, onde foi apresentar o show "John Lurie National Orchestra", com músicas do seu último disco.
Segundo Lurie, o programa de televisão foi um resultado do acaso. "Eu costumava ir pescar e gravava em vídeo. Até que souberam e propuseram fazer para televisão", contou.
Em cada programa Lurie vai a um local diferente. Com o Willem Dafoe foi pescar no gelo em Maine, com o Matt Dillon na Costa Rica, com Tom Waitts esteve na Jamaica, com Dennis Hoper na Tailândia e com Jim Jarmusch foi pescar tubarões em Long Island.
"Eu não entendo nada de pesca e sai tudo errado. Nós nos perdemos no caminho, as linhas ficam emaranhadas e temos um narrador do tipo National Geographic que explica como tudo é perigoso, a importância do que estamos fazendo e o que os animais estão pensando", contou.
No Maine, Lurie e Dafoe encontram-se sob uma temperatura baixíssima, fazendo de conta que estão construindo uma cabana. O narrador observa que, se eles não conseguirem pescar nada, vão morrer de fome.
Lurie e Dafoe não conseguem apanhar nenhum peixe e o episódio termina com o narrador dizendo: "No dia 19 de janeiro John Lurie e Willem Dafoe morreram de inanição."
Os programas estão em fase de edição e vão ter meia hora de duração. Lurie fez a música, a produção e edita os vídeos. Ele vai ficar com os direitos do programa para fora do Japão.
Em Lisboa, houve apenas uma apresentação da John Lurie National Orchestra, na última quinta-feira. "O nome do grupo é uma piada. Se fosse uma orquestra nacional, eu seria um país. Sou só eu e mais dois percussionistas, Calvin Weston e Ben Perovski." Weston e Perovski fazem parte do grupo Lounge Lizards.
Depois de participar como ator em "Paris, Texas", "Coração Selvagem", "Procura-se Susan Desesperadamente", Lurie decidiu se afastar do cinema.
"Se uma coisa fantástica aparecer eu faço, mas fiquei muito desapontado. Aparecem muito poucos filmes bons."
Lurie começa a preparar a gravação do próximo álbum com o Lounge Lizards. "Vamos tocar durante três semanas no nosso clube, em Nova York, e quando sentirmos que está pronto vamos entrar em estúdio."
Neste disco, vai continuar sem cantar. "As pessoas que tocam saxofone têm muita dificuldade para encontrar o tom certo". Com o disco pronto, os planos são de fazer uma turnê, que vai incluir o Brasil.

Texto Anterior: A real misericórdia supera convenções
Próximo Texto: Hugh Grant caiu numa boca quente!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.