São Paulo, terça-feira, 4 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menem perde 1º teste eleitoral

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Observações: COM SUB-RETRANCA
Assuntos Principais: ELEIÇÃO; ARGENTINA
Menem perde 1º teste eleitoral
O general reformado Antonio Domingo Bussi, de extrema direita, foi eleito governador da Província de Tucumán, Argentina. Bussi foi governador nomeado da Província durante o regime militar (1976-1983).
O resultado da eleição é uma expressiva derrota para o presidente Carlos Menem, reeleito em maio. Tucumán, a menor e uma das mais pobres Províncias do país, é um tradicional reduto do peronismo, sustentado pelo Partido Justicialista (PJ), de Menem.
Bussi teve cerca de 44% dos votos e derrotou a senadora Oligela del Valle, do PJ, que teve 30%. A derrota mostrou também que os peronistas cometeram um erro estratégico: há alguns meses, a Assembléia (majoritariamente peronista) vetou a possibilidade de reeleição do governador.
Por isso, o PJ não lançou como candidato Ramón "Palito" Ortega, um popular cantor que já ocupa o cargo de governador e é considerado um dos grandes expoentes do partido.
A UCR (União Cívica Radical), principal partido de oposição ao PJ, lançou o deputado Rodolfo Campero, que teve 23%.
Bussi ficou popular graças a métodos populistas de administração -uma característica do peronismo. Ele achava que os favores a parcelas pobres da população aniquilariam o ``caldo de cultura da subversão".
Em 1975, Bussi foi nomeado comandante da ``Operação Independência", ação militar que combatia na Província o grupo esquerdista Exército Revolucionário do Povo.
No ano seguinte, os militares derrubaram a presidente Isabelita Perón. Bussi foi então nomeado para o cargo, no qual permaneceu até 1977.
A medida mais polêmica de seu governo foi colocar todos os mendigos de Tucumán em caminhões e levá-los à força à Província de Catamarca, vizinha de Tucumán.
A atuação de Bussi à frente da "Operação Independência" e no governo lhe rendeu diversas denúncias de abusos contra os direitos humanos. Ele foi julgado e absolvido.
Em 1987, Bussi voltou à política e criou a Força Democrática. Em 1991, ele já havia se candidatado. Perdeu para "Palito" Ortega.
Tucumán foi a única Província a realizar eleições no fim-de-semana. Além do governador e de seu vice, os eleitores escolheram também 40 deputados provinciais, 19 prefeitos e vereadores.

Texto Anterior: Mafioso depõe pela morte de juiz italiano; Sequestrador queria matar guru japonês; Salinas deu ajuda ao tráfico, diz jornal; Governo português grampeou telefones; Paquistão interdita jornais muçulmanos; Corpo é encontrado em forno na Índia; Israelense defende acusados de tortura; Estudo revela como cérebro enxerga
Próximo Texto: Frei decide ir a Buenos Aires
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.