São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morais vai fazer biografia do século 20 a sair em 1999

DA REDAÇÃO

A editora Companhia das Letras divulgou oficialmente ontem a contratação do jornalista Fernando Morais para um projeto que vai contar a história do século 20 -e que deve ficar pronto em 1999.
Morais é o autor da biografia ``Chatô - O Rei do Brasil", do empresário de comunicação Assis Chateaubriand (1892-1968), lançada no ano passado pela Companhia das Letras e que, segundo o editor Luiz Schwarcz, já vendeu cerca de 65 mil cópias.
Nesse novo projeto, que vai se chamar ``O Século Esquecido", Morais vai contar a história do Brasil neste século, através de figuras menos previsíveis, trabalhando personagens e contextos.
O projeto inclui ainda uma bolsa para pesquisas que, juntamente com um patrocínio do Grupo Odebrecht, vai permitir o lançamento de duas outras versões de ``O Século Esquecido": um CD-ROM e um ``home video" (produzido pela Videofilmes).
Para um trabalho ambicioso como esse, Morais ainda não definiu como a história vai começar. ``Pode ser com um flash-back, pode ser com o primeiro dia do século 20 ou até mesmo no século seguinte", disse Morais ontem, em entrevista coletiva no restaurante do Museu de Arte de São Paulo.
Alguns dos personagens que Morais pretende trabalhar são a milionária paulista Olívia Guedes Penteado, que patrocinou a iniciativa da Semana de Arte Moderna de 1922, e o anarquista italiano Oreste Ristori, envolvido na da constituição do Partido Comunista no Brasil em 1922.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: "História de Amor" estréia sem inovações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.