São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cardeal irlandês culpa Londres por conflito

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O cardeal Cahal Daly, líder da Igreja Católica da Irlanda, criticou o governo do Reino Unido por colocar em liberdade o soldado britânico Lee Clegg, conenado à prisão perpétua pelo assassinato de uma irlandesa, em 1990.
A libertação de Clegg causou tumultos anteontem em Belfast (a capital da Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido).
O cardeal pediu igual tratamento a 900 pessoas presas na Irlanda do Norte durante o conflito eentre o Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês) e tropas britânicas.
Os britânicos são majoritariamente protestantes, enquanto os partidários do IRA são católicos. Daí a indignação do cardeal Daly.
O premiê John Major, falando no Parlamento, disse que a decisão de libertar Clegg não foi política. Segundo o primeiro-ministro, o assassinato de uma jovem católica em Belfast não foi premeditado. "Seria absurdo dar igualdade jurídica entre Clegg e outros atos deliberados de assassinato", dissse.

Texto Anterior: Redwood parabeniza premiê
Próximo Texto: Croácia prepara ataque contra sérvios, diz ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.