São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Niemeyer recebe título `honoris causa' da USP

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O arquiteto Oscar Niemeyer, 87, é o mais novo doutor ``honoris causa" da USP. A entrega do título ainda não tem data marcada.
A homenagem foi proposta pela Congregação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e aprovada pelo Conselho Universitário no mês passado.
Os professores da FAU fundamentaram seu pedido na produção arquitetônica de Niemeyer, estimada hoje em pelo menos 500 projetos -entre eles a cidade de Brasília, o Memorial da América Latina e os edifícios do parque Ibirapuera.
O ofício encaminhado à Reitoria da USP afirma que ``a obra do arquiteto Oscar Niemeyer configura, perante a cultura contemporânea, uma solução para as contradições do mundo moderno, que há bem pouco tempo pareciam impossíveis de ser superadas".
Segundo o diretor da FAU, Julio Roberto Katinsky, a homenagem tem um peso grande quando se conhece o pão-durismo da USP para conceder títulos. Desde sua fundação, em 1934, a universidade premiou 114 personalidades.
Nos últimos dez anos, foram concedidos cinco títulos: entre outros, para o ex-presidente francês François Miterrand, em 85, e para o presidente português Mário Soares, em 87.
Niemeyer já é ``honoris causa" da Academia de Construção da Alemanha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade de Buenos Aires, da Universidade Federal da Bahia, da Universidade de Brasília e da Universidade Braz Cubas.
``O prêmio da USP é importante porque ela é a mais correta, competente e importante universidade brasileira", disse Niemeyer.
Ele afirmou também gostar muito de receber prêmios: ``É sempre bom. É sinal que o meu trabalho está agradando. Faço o que posso."

Texto Anterior: Acidente de trem no Rio mata 1 e fere 32
Próximo Texto: Carvalho Pinto pode ter acesso interditado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.