São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudanças na Globo preocupam SBT

DA REPORTAGEM LOCAL

A Globo deflagrou, no início da semana, uma importante mudança na sua estratégia de programação.
Desde segunda-feira, a emissora de Roberto Marinho adiantou em 45 minutos o telejornal "São Paulo Já". Vai ao ar agora das 19h às 19h15 -e não das 19h45 às 20h. A Globo quebra, assim, uma tradição de 12 anos. Foi em 1983 que começou a exibir noticiários regionais entre a novela das sete e o "Jornal Nacional". A emissora não explica oficialmente por que resolveu alterar o horário de um programa que costuma alcançar médias de audiência em torno dos 45 pontos (ou 4,5 milhões de telespectadores).
A mudança já preocupa o SBT, mas lá ninguém quer examinar às claras o assunto. A Folha apurou, no entanto, que para o SBT a mudança tem alvo certo. Seria a novela "Sangue do Meu Sangue", que a emissora promete lançar na próxima terça-feira às 19h45, horário em que começava antes do "São Paulo Já". Desde que decidiu voltar a produzir novelas, o SBT toma o cuidado de não transmiti-las junto com as novelas da concorrente.
Procura colocá-las no ar tão logo termina o capítulo de "Quatro por Quatro" e antes que comece o de "A Próxima Vítima". Entre uma novela e outra, a Globo exibia até a semana passada o "São Paulo Já" e o "Jornal Nacional" -que, juntos, tinham duração de aproximadamente 50 minutos. É este, portanto, o tempo que o SBT costuma reservar para cada capítulo de suas novelas.
Ao modificar o horário do "São Paulo Já", a Globo reduziu em cerca de 10 minutos o espaço entre "Quatro por Quatro" e "A Próxima Vítima".
Resultado: cada capítulo de "Sangue do Meu Sangue, se tiver 50 minutos como o de suas antecessoras, invadirá uma novela da Globo: o final de "Quatro por Quatro" ou o início de "A Próxima Vítima". O SBT teme perder público com a coincidência de horários. Só que não decidiu ainda qual estratégia irá adotar no contra-ataque da manobra de horário da Globo.

Texto Anterior: Ibirapuera vai ganhar quadra de tênis
Próximo Texto: República do Líbano tem trecho interditado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.