São Paulo, sábado, 8 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo se divide sobre autonomia universitária

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O MEC tem uma proposta para autonomia universitária diferente do projeto de lei do ministro Luiz Carlos Bresser Pereira (Administração e Reforma do Estado), enviado ao presidente Fernando Henrique Cardoso na semana passada.
Bresser quer criar fundações de direito privado que teriam total liberdade para contratar demitir e gerir seus gastos, sem licitações.
Universidades, assim como hospitais ou museus do governo federal, poderiam aderir voluntariamente ao sistema.
Zagottis, secretário de Ensino Superior do MEC, acha que poucas universidades vão querer isso ``por medo de que possa significar mais tarde diminuição de verbas".
O presidente da Andifes, Antônio Diomário de Queiroz, acha que este sistema ``não é adequado à cultura brasileira".
Fórmula matemática
A proposta que o MEC tem é uma fórmula matemática de distribuição dos recursos que pode começar a ser aplicada parcialmente já no próximo ano.
Ganha mais quem tem mais alunos -concluindo o curso. Também são levados em conta o número de alunos por professor nos diversos cursos e a titulação do quadro docente.
Já estabilidade no emprego dos professores universitários ``deve ser conquistada com o tempo, depois que o professor mostra que tem vocação para a carreira acadêmica" diz a secretária de Política Educacional do MEC, a antropóloga Eunice Durham.
Ela disse isso a um grupo de professores da UnB (universidade de Brasília), em um café-da-manhã de uma série de encontros sobre revisão constitucional.
Duas semanas antes, Bresser havia participado de um encontro idêntico com o mesmo grupo para mostrar seu projeto de autonomia para as instituições federais.
(PSP)

Texto Anterior: Projeto pode usar Internet
Próximo Texto: Estado corta valor de bolsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.