São Paulo, sábado, 8 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menem toma posse hoje de seu segundo mandato

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente argentino, Carlos Menem, toma posse hoje de seu segundo mandato. Menem foi reeleito em maio, sem necessidade de segundo turno. À cerimônia, que acontece na tarde de hoje, devem comparecer quase todos os chefes de Estado da América Latina.
O presidente do Equador, Sixto Durán-Ballén, se encontrou ontem com Menem. Hoje deve ser a vez de o presidente do Peru, Alberto Fujimori, se reunir com seu colega argentino.
Não há perspectiva de que Durán-Ballén e Fujimori se encontrem em Buenos Aires. Peru e Equador mantiveram um conflito de fronteiras no início deste ano.
As negociações entre os dois países vêm sendo mantidas por diplomatas, com mediação de Brasil, Argentina, Chile e EUA, os chamados países garantes do acordo territorial.
O Exército do Equador reconheceu ontem ter instalado 60 mil minas em pontos estratégicos contra o Peru. O Equador participa em Genebra de uma conferência mundial para acabar com as minas.
Durán-Ballén admitiu encontrar Fujimori, mas o peruano disse que se recusava a qualquer diálogo. "Por enquanto, as conversações estão ocorrendo no nível que deveriam ocorrer, disse Fujimori.
Em tom de brincadeira, ele disse que estava em Buenos Aires para ver como é a posse de um presidente reeleito. É o caso dele, que ainda não tomou posse de seu segundo mandato.
Em seu discurso de posse, Menem, 65, deverá prometer reformas no sistema bancário e combate ao desemprego nos quatro anos de governo que terá pela frente.
Deve estar acompanhado da filha Zulemita, que cumpre o papel protocolar de primeira-dama desde que Menem se separou de Zulema.
A mais notória ausência na cerimônia de hoje é a do líder cubano, Fidel Castro. Os EUA estarão representados pelo subsecretário de Estado, Strobe Talbott.

LEIA MAIS
Sobre a posse de Menem e sobre a Argentina às págs. 1-5 e 2-2.

Texto Anterior: Juiz chileno adia a prisão de Contreras
Próximo Texto: Cingapura vai impor censura à Internet; Avião cai em carro e mata dois nos EUA; Atlantis volta à Terra após vôo de dez dias; Russos devoram um companheiro de cela; Tesoureira do RPR é presa na França; Sudão diz que Egito faz uma `provocação'; O NÚMERO; Premiê de Israel faz crítica a rabinos; Albânia liberta líder do regime comunista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.