São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtos prejudicam a saúde

GEORGE ALONSO
DO ENVIADO ESPECIAL A NOVO HAMBURGO

Adolescentes que manuseiam cola na indústria de calçados podem sofrer lesões irreversíveis.
As colas, solventes e tintas contêm agentes químicos como tolueno, n-hexano e acetona, que acabam sendo também aspirados.
Segundo o médico do trabalho Mário Silveira, 45, da DRT gaúcha, esses produtos causam danos neurológicos -deprimem o sistema nervoso central. Os efeitos imediatos são perda de coordenação e sonolência.
Exposições prolongadas podem provocar coma e morte por depressão cardiorrespiratória.
Sara Tolfo da Costa, 16, trabalhou grávida na recém-fechada Galera Calçados, em Novo Hamburgo. ``Passava mal. Me botavam para passar cola. Ficava tonta e desmaiava", conta ela. Suas colegas a carregavam para fora do galpão e davam água para reanimá-la.
``As crianças toleram menos esses produtos", diz o médico.
Segundo pesquisa do Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo, 35% das meninas disseram ter problemas de saúde decorrentes do trabalho (dores de cabeça e coluna e irritação nos olhos e nariz).
E mais: 56,5% das garotas reclamam do controle do banheiro. ``Onde trabalhava, só tinha quatro minutos para ir ao banheiro", diz Rosângela de Lima, 15.
(GA)

Texto Anterior: Indústria vive período ruim
Próximo Texto: Escambo já ronda o Vale dos Sinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.