São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

FHC já foi contra a livre negociação dos salários

Há 11 anos, senador de oposição propunha indexação

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso já lutou contra a livre negociação dos salários, que hoje é defendida por ele e por toda a equipe econômica.
Há 11 anos, quando era senador pelo PMDB e de oposição ao governo, FHC propôs a correção semestral automática dos salários pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
O projeto de lei apresentado por FHC atacava a política salarial do governo João Figueiredo, que previa a desindexação progressiva dos salários -tal como a MP (medida provisória) 1.053, que proíbe a correção salarial automática pela inflação passada.
Segundo o então senador FHC, em vez de combater a inflação e manter o nível de emprego, como anunciara o governo, a livre negociação salarial teve como resultado reduzir as importações e garantir um superávit comercial acertado pelo governo com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Na justificativa que acompanha o projeto, FHC classifica a desindexação salarial promovida pelo governo Figueiredo de ``contenção salarial". No texto, FHC lançou a seguinte teoria: ``a mola principal (da inflação) são os custos financeiros e não os salários".
Um ano e meio depois de a desindexação dos salários entrar em vigor, a inflação continuava subindo e fechou 84 em 200%.
``Cai a massa dos salários, cai o consumo dos assalariados", escreveu FHC, apontando para a queda nas vendas registrada então pelo comércio paulista e a redução do salário médio real na indústria do Estado.
``A crise no mercado interno se aprofunda, desfazendo ilusões sobre uma reativação da economia induzida apenas pelo desempenho das exportações", completou, prevendo um cenário de ``retrocesso industrial e tensões sociais explosivas".
O principal alvo das críticas de FHC era o decreto-lei 2.065, editado em 1983, e que estabelecia a livre negociação e a desindexação ``gradual" dos salários.

Texto Anterior: Paiva diz que salários terão ganho real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.