São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
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Marketing cria duelo entre o Japão e a Coréia

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS A RIVERA

A Copa América, no Uruguai, é o mais novo palco da disputa publicitária entre Japão e Coréia do Sul para abrigar a Copa de 2002.
No estádio Atilio Paiva, em Rivera, há placas publicitárias em torno do campo defendendo os dois países. As placas do Japão são exclusivas da promoção da candidatura do país para organizar o primeiro Mundial do século 21.
A Coréia tem placas com o logotipo ``Korea 2002" e reforços.
Três empresas coreanas, em 25% da área da placa, trazem a defesa da candidatura do país.
As empresas são a Sansung, a GoldStar e a Hyundai, patrocinadora do Fluminense.
O duelo de marketing entre japoneses e coreanos repete o de eventos recentes, como o Campeonato Mundial Feminino de Futebol, na Suécia.
No Uruguai, os publicitários ousaram mais. Há balões de gás dentro do estádio com propaganda dos dois países.
No túnel que leva os jogadores do vestiário ao gramado, foi inscrito o logotipo ``Japan 2002".
Anteontem, no estádio de Rivera, a propaganda subliminar japonesa foi maior. A seleção brasileira teve cinco -Jorginho, Ronaldo, Dunga, César Sampaio e Zinho- atletas radicados no Japão. Não havia ``coreanos".
A decisão sobre o país-sede das Copas é da Fifa (entidade dirigente do futebol mundial). Em 98, a França organizará o torneio.
O anúncio da sede de 2002 deve ser feito no ano que vem. Japão e Coréia montaram um lobby mundial para vencer a disputa.
No dia 9 de agosto, a seleção brasileira vai ao Japão. Três dias depois, faz uma partida na Coréia.
Os dois países querem reforçar sua imagem com a presença dos campeões mundiais.
(FR e MM)

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