São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas articula alíquota única

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Mário Covas e a bancada do PSDB de São Paulo vão articular o apoio dos demais partidos na Câmara para aprovar uma legislação comum para todos os Estados na reforma tributária.
A principal medida da articulação é a criação de uma única alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em todo país, combatendo o que se chama de ``guerra fiscal".
Hoje cada Estado determina o valor de sua alíquota de ICMS. Na semana passada, o governo do Rio concedeu uma redução de 75% na alíquota de ICMS durante cinco anos para conseguir a implantação da Volkswagen em Resende.
A reforma tributária foi tema de almoço ontem no Palácio dos Bandeirantes entre Covas e 12 dos 14 deputados tucanos paulistas.
Para o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal, a ``federalização das alíquotas" (unificação entre os Estados), além de combater a guerra fiscal vai acabar com concessões ``irregulares", que prejudicam os demais Estados.
``Na realidade ninguém ganha com esse tipo de concessão porque o conjunto dos Estados deixa de obter receita", disse.
O deputado Antonio Kandir (SP), presidente da subcomissão da Câmara que analisa a reforma tributária, vai se reunir com técnicos da Secretaria da Fazenda paulista para aperfeiçoar a proposta.
Embora tenha classificado a concessão dada pelo Rio à VW de ``irregular", Aníbal disse que a articulação desencadeada ontem não tem relação com a decisão do governo fluminense.
(CMN)

LEIA MAIS
Sobre a instalação da fábrica da Volkswagen no Rio à pág. 2-8.

Texto Anterior: Apoio ao Rio vem desde abril
Próximo Texto: CNI e CUT defendem proteção a salários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.