São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados apóiam ajuda externa

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os deputados federais do PSDB de São Paulo deram ontem aval às articulações do governador Mário Covas para o Estado conseguir empréstimos externos que garantiriam parte do pagamento da dívida do Estado com o Banespa.
Pela proposta de Covas, o governo Fernando Henrique Cardoso daria aval a linhas de crédito externo que garantiriam o pagamento de pelo menos metade da dívida de São Paulo com o banco, de cerca de de R$ 12,5 bilhões.
Segundo o líder do PSDB na Câmara, José Anibal, esses empréstimos seriam pagos em prazos longos, de até 25 anos.
A proposta, porém, depende de aprovação da Assembléia Legislativa de São Paulo. É o Legislativo estadual quem autoriza a concessão, pelo Estado, de garantias para o pagamento de empréstimos externos.
Além da Assembléia, Covas dependeria ainda do Senado, a quem está subordinada a autorização para qualquer Estado receber empréstimos externos.
Durante almoço no Palácio dos Bandeirantes (zona sul de São Paulo), Covas apresentou aos deputados a proposta que vem discutindo com o Banco Central para encerrar a intervenção sob o Banespa (leia texto acima).
Anibal afirma que o fechamento do acordo com o BC ``demonstraria ao próprio mercado que a intenção é resolver o problema Banespa, não só o problema do governo Covas".
A explicação aos deputados foi feita pelo ex-presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) Ariovaldo Mattos Filho, um dos responsáveis pela proposta elaborada pelo governo Covas.
Além de Mattos e dos deputados federais de São Paulo, o economista Michael Zetlin também participou do almoço com o governador.
Ele é um dos nomes cotados para assumir a presidência do Banespa.
Entre os deputados que participaram do encontro, o mais enfático foi Salvador Zimbaldi: ``o governador vai tentar manter o controle do banco e para isso precisa do nosso apoio", disse.
(CMN)

Texto Anterior: TCU pede solução rápida
Próximo Texto: Justiça abre inquérito civil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.