São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Povoado é dos mais antigos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM AIRÃO (AM)

Airão é considerado o povoado mais antigo do interior da Amazônia. Foi fundado por portugueses em 1669, com o nome de Jaú. Em 1694, os moradores se mudaram para o local onde hoje estão as ruínas.
Segundo relatos da época, a mudança teria sido motivada por frequentes ataques de morcegos a crianças.
A nova aldeia passou a se chamar Santo Elias do Jaú e teve seu nome mudado para Airão pelo marquês de Pombal, no século 18.
A economia local se baseava na produção de cacau, salsa e pau-brasil, utilizando mão-de-obra escrava de índios. No final do século 19, Airão passou a ser a grande produtora de borracha. Era dominada, então, pela família Vianna, cujos nomes ainda podem ser lidos nas lápides do cemitério.
No século 20, com a queda do preço internacional da borracha, a população começou a diminuir. A política passou a ser comandada pela família Bizerra.
Com a morte do patriarca Francisco Bizerra, aos 88 anos, em 1971, a cidade entrou em decadência e os moradores a abandonaram. Foram para a vila de Tauapecaçu, que passou a se chamar Novo Airão. O último a deixar o local, em 1985, foi o pescador João Bizerra, sobrinho de Francisco.
``O velho mandava em tudo lá. Quando morreu, acabou tudo, a cidade morreu", diz o filho de Francisco, Maurício Bizerra, 56.

Texto Anterior: Selva esconde cidade de 300 anos
Próximo Texto: Paraná lança plano de combate aos incêndios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.