São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como melhorar o desempenho de seu carro

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Manter todos os sistemas do veículo nos padrões recomendados pelo fabricante é o primeiro passo para o carro andar mais.
Pneus descalibrados, escapamento amassado, carburador sujo, válvulas desreguladas e combustível de má qualidade são alguns dos fatores que fazem que o carro tenha um desempenho inferior.
Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, a primeira providência, antes de pequenos ajustes que favorecem o bom desempenho do carro, é verificar a pressão interna do motor.
A compressão deve estar dentro dos padrões especificados pelo fabricante, para cada modelo e ano de fabricação.
Outra indicação de Losacco é observar se não há vazamento de cilindro. O carro suporta até 20% de vazamento. Se a perda for maior, é preciso abrir o motor.
Losacco comenta que o motor de um carro é como um relógio, que não pode estar nem adiantado e nem atrasado.``Se o carro está fora da tolerância estabelecida pela fábrica, não vai resolver fazer as aferições necessárias."
A pressão interna do motor e o vazamento de cilindro devem ser medidos com aparelhos especiais.
No caso de não ser preciso refazer o motor, alguns cuidados melhoram o desempenho do veículo.
A primeira dica é checar, caso o carro tenha carburador, se ele está limpo e trocar o jogo de reparos (bóia, agulha, diafragma, válvula de máxima e parafuso de mistura).
Losacco recomenda trocar velas, filtros e jogo de reparos do carburador a cada 10 mil km.
Recalibrar os pneus semanalmente é mais uma dica. Pneus sem câmara de ar tendem a se esvaziar um pouco em buracos.
Rodas desalinhadas e rolamentos emperrados funcionam como freios e prejudicam o rendimento.
Verificar a viscosidade do óleo e fazer a troca a cada 5 mil km é outro detalhe que ajuda no bom desempenho do carro. No caso de estar faltando óleo, o melhor é trocar, em vez de completar.
Os postos de serviços geralmente não perguntam que óleo o motorista está usando e completam com óleo diferente. Pode não haver mistura dos óleos, com a consequente formação de borra, que entope os canais de lubrificação, comenta Losacco.
Se o combustível utilizado for de má qualidade, de nada adianta ter uma série de cuidados com o carro. O melhor é usar gasolina e álcool aditivados.
O preparador de motores diz que para verificar se o combustível é de má qualidade basta ver se caem gotículas de água do escapamento quando o carro está quente.
Para que o motor do carro funcione bem, segundo o mecânico Luiz Yoshimura, o sistema de ignição deve estar de acordo com especificações do fabricante.
``Componentes de ignição gastos ou fora do especificado fazem o motor falhar e o carro anda bem menos", comenta Yoshimura.
Válvulas desreguladas causam problemas na alimentação do motor ou falta de compressão para queima correta. ``A solução é fazer regulagens periódicas."
Escapamento furado ou obstruído provoca estrangulamento na saída dos gases e piora o desempenho do motor. Nesse caso, o escapamento deve ser trocado.
Para completar, malas devem ser levadas no porta-malas do carro e os vidros do carro devem permanecer fechados na estrada.
Os bagageiros prejudicam a aerodinâmica do carro, fazendo o motor ser mais exigido. O mesmo acontece quando os vidros estão abertos, na estrada.

Texto Anterior: Fusível de Uno queima à toa
Próximo Texto: Motorista sente a diferença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.