São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Deus, o ausente

INÁCIO ARAUJO

A estréia de uma sessão dedicada a filmes da Mostra Internacional de Cinema é o principal acontecimento da semana. Para começar, entra um sucesso lançado nesse evento, que é ``Não Matarás". O filme é a versão longa de um dos episódios do ``Decálogo" do mesmo Kieslowski e coloca o espectador numa situação angustiante: o que pensar da história de um jovem que mata um homem sem qualquer motivo? É nesse enigma, na falta de razão do gesto, que Kieslowski vai buscar seu mote: nos mostrar uma outra morte -oficializada-, mas também esvaziada de sentido. É, bem à polonesa, o mundo de um Deus ausente, o que aparece diante do espectador. E a CNT, no mais, se supera: no sábado traz o notável ``A Noite dos Mortos Vivos".
(IA)

NÃO MATARÁS (Krótki Film O Zabijaniu). Polônia, 1987, 85 min. Direção: Krzysztof Kieslowski. Com Miroslaw Baka, Jack Krzystof Globisz. Na CNT/Gazeta.

Texto Anterior: A luta no escuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.