São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise prejudica o comércio no RS

BRUNO BLECHER
DO ENVIADO ESPECIAL

A crise na agricultura gaúcha está gerando um efeito ``dominó" (outros setores da economia são afetados) em São Borja (RS).
``O comércio da cidade também está quebrado e o sindicato dos trabalhadores rurais está homologando entre 15 e 20 demissões por dia", diz o agricultor Cesar Augusto Tatsch, 39.
Ele arrenda 250 hectares para plantar arroz com o pai e dois irmãos. A família deve o equivalente a 10 mil sacas ao banco.
``Tentamos passar o negócio (arrendamento) para frente, com os galpões e maquinários, mas não encontramos comprador".
Além das dívidas no banco, a família Tatsch está ``pendurada" no comércio da região. ``Devo para firmas de herbicidas, postos de combustível e lojas de peças para trator", diz.
Chuva na época do plantio e seca na floração da soja, em 94, arruinaram o produtor Danilo Santa Catarina, 43.
``Consegui colher apenas 40% da área que plantei", diz Danilo, que arrenda 500 hectares por ano para soja, arroz e trigo.
Nesta safra (95), o clima até que ajudou o gaúcho. ``A produção foi excelente, mas os preços despencaram", diz. ``Renegociei a dívida em cinco parcelas de 5.000 sacas de soja, mas não tenho condições nem para pagar a primeira, que vence nos próximos dias", afirma o produtor.

Texto Anterior: Coordenador pede que FHC fique
Próximo Texto: Comboio de agricultores chega a 157 caminhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.