São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governadores se reúnem para impedir federalização do ICMS

DA SUCURSAL DO RIO

Governadores de oito Estados brasileiros vão discutir hoje no Rio fórmulas de impedir a federalização do recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O ICMS é um imposto estadual e tem sido utilizado na ``guerra fiscal" entre Estados, que buscam atrair investimentos, oferecendo incentivos fiscais às empresas.
O tema principal da reunião é a mudança do artigo 155 da Constituição, que impede a cobrança de ICMS nas operações interestaduais de petróleo e energia elétrica.
Na avaliação do governo do Rio, o dispositivo foi incluído graças ao lobby dos paulistas. O petróleo e a energia elétrica que São Paulo compra do Rio e do Paraná chegam sem o peso dos impostos nos Estados de origem, ficando São Paulo com o terreno livre para tributar a circulação interna.
O encontro deverá ocorrer no Palácio Laranjeiras, em Laranjeiras (zona sul), residência oficial do governador do Rio.
A reunião pode formalizar uma frente de governadores contra propostas de federalização do ICMS. O secretário de Planejamento e Controle do Rio, Marco Aurélio Alencar, disse ontem que quer a adesão dos paulistas à proposta de modificação do artigo 155.

Texto Anterior: Paim quer que Malan e Paiva debatam desindexação na Câmara
Próximo Texto: Comissões da Câmara mantêm faltosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.