São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roberto na ponta e Carlos na lateral

MARCELO FROMER; NANDO REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Já que não podemos mais contar com a habilidade e profundeza dos pontas, uma vez que eles foram suprimidos, agora devemos depositar todo nosso entusiasmo nas eventuais subidas dos laterais ao ataque.
Tempos difíceis, onde a defesa parece ser o melhor ataque.
A questão é: qual a nossa capacidade de assimilação e adaptação a um futebol resguardado e resignado a não sabemos quais exigências ou preceitos, invisíveis às vezes aos olhos de simples e desconfiados humanos? Talvez não tenhamos a visão privilegiada das formigas.
Estamos assistindo a uma época de migrações.
A senha para o ingresso no time titular é: não importa onde, nem como, o importante é estar presente em campo para mostrar o seu futebol.
E, se esta é a realidade do futebol moderno, ou melhor, atual, precisamos estar atentos para quem vai se desdobrar em dois para realizar a função simultânea de lateral defensivo e ponta agressivo.
Alguns, com extrema habilidade, como Leonardo, optam por largar sua posição de origem, deixando o estreito e vertical espaço lateral para batalharem no congestionado meio-campo.
Depois de renunciar definitivamente à posição de lateral, parece que agora Leonardo vai segurar esta chance, custe o que custar, porque tem gabarito.
Zagallo sabe muito bem disso, pois respira futebol a mais de ``século".
Nos últimos anos, nesta saudável chuva de renovação, onde pingam craques aos montes por todos os cantos do país, nossas laterais têm sido abastecidas por grandes revelações.
André, jovem lateral do São Paulo, vinha em estrondosa ascensão, até que contusão após contusão deixaram-no mais fora do que dentro dos campos.
Mas, tão logo se recupere, disputará a vaga na seleção.
Seu maior obstáculo será o atual titular, um craque completo, um fenômeno, agora devidamente promovido a titular, já que o antecessor Branco encerrou seu longo reinado.
Com um vigor físico invejável e um torpedo no pé esquerdo, este jogador de ainda 22 anos já é titular absoluto da posição.
Várias dúvidas ainda rondam a cabeça branca de Zagallo, no gol, na zaga e no ataque. Mas, na lateral esquerda, Zagallo deve estar tranquilo e seguro, assim como nós, torcedores.
Talvez, só mesmo Roberto Carlos possa ser excelente lateral e ponta ao mesmo tempo. Agora.

Continuando a campanha sobre o que o torcedor pensa a respeito do dirigente do seu clube, hoje publicamos a contribuição do leitor Mário Sérgio Sabbag Cunha, de Anápolis (GO): ``Gostaria que o Eurico Miranda fosse para o Flamengo. Lá, sim, ele daria muitas alegrias para a grande nação vascaína".

Cartas para a Editoria de Esporte, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01290-900

Marcelo Fromer e Nando Reis são músicos e integrantes da banda Titãs

Texto Anterior: Portuguesa já não acredita na classificação
Próximo Texto: Andretti afasta má fase na Indy e vence GP de Toronto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.