São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thiago Lourenço Christofoletti, 15

Rio Claro, SP
Primeiramente gostaria de mandar um abraço a todos do Folhateen. Vocês estão de parabéns pelo trabalho que vêem fazendo. O resultado desse trabalho está aí: um montão de informações perfeitamente preparadas para os leitores teens, que fazem desse suplemento um objeto de interessante leitura. Acho muito legal que uma parte do Folhateen esteja sendo dedicada à ciência. Quando pego o jornal às segundas-feiras, ``Ciência Teen" é a primeira coisa que leio. Gostaria de identificar um erro na seção ``Como Pode?" de 10 de julho, onde Kathy Wollard diz: ``Se pudéssemos viajar ao sistema de Sirius, veríamos que as duas estrelas estão a 2 bilhões de anos-luz de distância...". A distância citada (2 bilhões de anos-luz) está errada. O Sistema Solar, assim como o sistema de Sirius, está dentro da Via Láctea. Como a nossa galáxia tem ``apenas" 100 mil anos luz de diâmetro, é impossível que um sistema desse tamanho caiba dentro dela. Haja galáxia!
Thiago, você tem toda razão, essa distância é absurda. Houve um erro de tradução. Na verdade Kathy Wollard escreveu que a distância entre as estrelas é de 2 bilhões de milhas, ou 3,2 bilhões de quilômetros. Valeu pela correção.

Ronaldo Santos Soares
Santo André, SP
Gostaria de pedir o fim da censura imposta à música ``Luis Inácio" de Herbert Vianna. Nós, jovens, com os pés no chão e antenados nos problemas que sofre o Brasil, estamos decepcionados com a atitude de 370 picaretas do Congresso, que querem aumentar o nababesco salário deles de R$ 8 mil para R$ 10 mil. Será que nós os pusemos no poder para representar o nosso povo e defender os nossos direitos, ou para faltar às reuniões, se enriquecer com o nosso dinheiro e rir de nossas caras? Esses deputados não vão conseguir calar nossas bocas e censurar a nossa indignação para tirarem proveito para eles mesmos e ficarem ricaços às nossas custas. Ao invés de se preocuparem com salários milionários e de acabarem com a liberdade de cultura e de expressão, esses parlamentares -que se dizem ``representantes da nação"- deveriam acordar, caírem na real e olharem para os males que castigam o povo brasileiro. Chega de censura! Chega de pouca-vergonha! Chega de picaretagem!
Seu protesto está registrado Ronaldo. Escreva sempre.

Cesar de S.L. Colaneri Pediatra
São Paulo, SP
Gostaria de fazer comentários a respeito da coluna ``Sexo", publicada em 19 de junho, com o título ``Elas preferem homem com bundinha". Trabalhando com baixas estaturas há muitos anos, tenho me defrontado com várias causas responsáveis por esta peculiaridade, que nos homens é causa de muito complexo. Em 26% das baixas estaturas temos, associado a elas, um desvio na coluna chamado lordose, que é um desvio em forma de S. Com isso temos uma barriga saliente, uma concavidade posterior exagerada da coluna, levando a uma falsa bundinha e a uma falsa barriga. Essa patologia é de ordem congênita e, além da bundinha, o indivíduo poderá ter algumas dores nas costas e ser de 2 a 3 cm mais baixo. Não sei se é o caso citado, pois não vi o paciente. Mas se for, com uma fisioterapia adequada haverá um quase desaparecimento da falsa bundinha e ele ganhará alguns centímetros extra.

Escreva para o Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP. CEP 01202-900. Não se esqueça de colocar seu nome completo, idade, endereço e telefone.

Texto Anterior: Zines de reggae e TV têm novas edições
Próximo Texto: Sexo só deve tirar o sono quando se está no ato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.