São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bons títulos saem depois

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Bienais do Livro têm o interesse, para os editores, de catapultar vendas, mas ele nem sempre implica lançamentos retumbantes. Em 1995 isso se comprova de novo. Os grandes destaques do segundo semestre, e do ano, estão marcados para depois do evento.
``A Bienal marca a abertura da temporada de lançamentos", diz Sérgio Machado, presidente do SNEL.
São para novembro, por exemplo, os ``Diários Secretos de Getúlio Vargas", que a editora Siciliano publica. Uma das revelações: Getúlio confessou por escrito, ao menos em três ocasiões, a vontade de se suicidar. Esse é o tipo de livro que os americanos chamam de ``blockbuster": uma bomba arrasa-quarteirão.
Há diversos outros candidatos a best sellers. Em outubro: a biografia do gênio do futebol Garrincha por Ruy Castro; ``A Estrada do Futuro", do bilionário Bill Gates, da Microsoft (Companhia das Letras); e o último de poemas inéditos de Carlos Drummond de Andrade, ``Farewell" (Record).
Em novembro: o novo romance de Chico Buarque, de que nada se sabe; e o primeiro do humorista Jô Soares, em torno da vinda da atriz Sarah Bernhardt para o Brasil no fim do século 19.
Por sinal, brasileiros dominam a cena, provando que santo de casa faz milagres. Os romances do colunista da Folha Carlos Heitor Cony, ``Quase Memória", e de Diogo Mainardi, ``O Polígono das Secas", devem sair em outubro também (Companhia das Letras).
Antes, em setembro, além das gravuras ``Os Caprichos" de Goya, pela Imaginário, há o relançamento pela Nova Aguilar das ``Obras Completas" de Cruz e Souza, o grande poeta mulato do simbolismo.
Há mais coisas de peso intelectual em outubro: a Jorge Zahar lança ``Wagner - Um Compêndio", editado por Barry Millington, um tudo-que-você-queria-saber.
E estes são apenas alguns exemplos. Prepare os espaços na estante.
(DP)

Texto Anterior: Bienal do Livro do Rio provoca desânimo
Próximo Texto: VEJA QUAIS SÃO OS DESTAQUES DOS LANÇAMENTOS DA BIENAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.