São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temas econômicos dominam visita de FHC a Portugal

JAIR RATTNER
DE LISBOA

A principal expectativa do governo português para a viagem a Portugal do presidente Fernando Henrique Cardoso, que embarca hoje às 20h30, é o aumento do comércio entre os dois países.
Os portugueses pediram que a comitiva de FHC incluísse ao menos um ministro da área econômica e foram atendidos. A ministra da Indústria e Comércio, Dorothea Werneck, vai integrar a comitiva.
O Brasil tem grande vantagem na balança comercial com Portugal. Em 1994, importou US$ 96 milhões de dólares e exportou US$ 510 milhões para Portugal.
Para os portugueses, a vantagem comercial brasileira se origina da pouca credibilidade de sua indústria no Brasil. Portugal continua exportando os produtos tradicionais: azeite, cobre e vinhos somam 39,6% das exportações. O Brasil exporta principalmente produtos primários: couros, peles, soja e bagaço somam 49,1%.
Um dos principais acordos que serão assinados durante a viagem não terá garantia de continuidade. O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, acompanhará a assinatura do compromisso de instalar um cabo submarino de comunicações entre os dois países.
Mas a Companhia Portuguesa Rádio Marconi, responsável pelas comunicações internacionais portuguesas, está sendo absorvida pela estatal Portugal Telecom, para ser privatizada. A instalação do cabo dependerá da futura direção.
Para os cerca de 15 mil brasileiros que moram em Portugal, os principais problemas não serão resolvidos com a viagem.
A questão dos dentistas, que se arrasta há sete anos, não tem solução à vista. Os portugueses recusam-se a admitir que os brasileiros possam trabalhar em Portugal com diploma brasileiro, da mesma forma como podem trabalhar no Brasil com diploma português.
Convite
A portuguesa Ana Alves dos Reis teve um mal-estar e precisou ser atendida por um médico depois de receber convite de FHC para que ela e o marido, Bernardino, integrassem a comitiva oficial que visitará Portugal.
Com o mal-estar, Ana foi obrigada a desistir da viagem por recomendação médica. O casal mora no Rio e foi escolhido para acompanhar o presidente como forma de homenagear os portugueses que emigraram para o Brasil.
O Palácio do Planalto planejou convidar um casal que, por falta de dinheiro, nunca tivesse voltado a Portugal. A indicação de Ana e Bernardino foi feita pela Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras. Não houve tempo para convidar um novo casal, porque os nomes precisam ser publicados no ``Diário Oficial".
Marco Maciel assume pela sexta vez a Presidência. FHC retorna a Brasília às 20h50 de sábado.

Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Técnica fortalece origem humana na África
Próximo Texto: Grupo de Lula indica Dirceu amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.