São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Papa, evangelizar negros e índios é desafio

DA AGÊNCIA FOLHA EM BELO HORIZONTE

Mensagem papal pede nova evangelização
A evangelização dos povos indígenas, afro-americanos e mestiços é o primeiro dos principais desafios da Igreja Católica na América Latina, citados na mensagem enviada pelo papa João Paulo 2º ao 5º Congresso Missionário Latino-Americano.
O tema do congresso neste ano é a utilização de elementos culturais afro-americanos e indígenas em rituais tradicionais da Igreja Católica.
A mensagem do papa foi trazida de Roma pelo cardeal eslovaco Josef Tomko, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos, cuja sede fica no Vaticano, para a abertura do congresso, ontem, em Belo Horizonte.
Na mensagem, o papa destaca também a necessidade de uma nova evangelização do povo latino-americano, afastado da Igreja Católica ``por influência da moderna sociedade de consumo".
Os evangelizadores devem, segundo o papa, ``manter a opção preferencial pelos pobres e marginalizados, sem se afastar do que determina a igreja".
Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas assistiram à abertura do congresso, realizada no ginásio do Mineirinho. É a primeira vez que o congresso é sediado no Brasil.
Durante a abertura, foi rezada uma missa, celebrada por 800 sacerdotes. Entre eles, o padre Sebastião Teixeira da Silva, 33, de Ceilândia (DF), que vestia uma túnica africana, estampada com imitação de couro de leopardo.
O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e arcebispo de Salvador, d. Lucas Moreira Neves, afirmou ontem que a igreja admite o uso de músicas e coreografias, desde que não alterem o sentido original da missa.

Texto Anterior: EUA apontam fraude de US$ 100 mi no INSS
Próximo Texto: Procuradoria concorda com licença a PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.