São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

`Povão' vai ver futebol só pela TV, prevê Farah

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

Assistir futebol nos estádios deverá logo ser um programa somente para as classes média e alta, segundo Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol (PFP).
``O povão vai estar na telinha, assistindo pela TV. A tendência do futebol é preço alto. A classe média deverá ir aos estádios", disse Farah ontem, em pronunciamento para a imprensa.
Segundo ele, o preço dos ingressos para a arquibancada (setor mais barato do estádio) pode em breve ir para R$ 20 (um quinto do salário mínimo, que é R$ 100).
Para a FPF, só assim os clubes paulistas poderão fazer frente aos crescentes custos do futebol.
Por isso, uma das prioridades de Farah no comando da FPF será dar mais comodidade para atrair os torcedores aos estádios.
``O maior problema dentro dos estádios não é a segurança, mas a falta de comodidade", afirmou. Ele pretende melhorar a qualidade dos sanitários e bares, além de oferecer ingressos numerados.
Farah anunciou ontem algumas medidas e intenções no sentido de modernizar o futebol paulista.
A principal medida é que a FPF deixará de cobrar a sua taxa administrativa de 5% sobre a renda das partidas.
Atualmente, 30% da renda dos jogos do Paulista vão para pagamento de taxas e despesas, como aluguel do estádio, INSS etc.
A FPF vai ainda passar toda a responsabilidade de ingressos e arrecadação para o clube que tem o mando de jogo (aquele que sedia e organiza a partida).
O clube deve providenciar a confecção dos ingressos (usando modelo aprovado pela FPF), apurar a arrecadação e divulgar, se quiser, público e renda.
A renda da partida ficará integralmente com o clube mandante. Atualmente, ela é dividida entre as duas equipes.
A medida deve prejudicar os clubes pequenos, do interior, que hoje recebem parte da arrecadação nos jogos que disputam em São Paulo contra as equipes grandes.
A prática dos clubes grandes de dividir a renda dos clássicos poderá ser mantida. As equipes estão livres para fazer acordos.

Paulista
Farah afirmou que as finais do Campeonato Paulista devem mesmo ser realizadas no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Segundo ele, não há sentido sair de São Paulo para ``fazer uma aventura no Rio, em Goiânia ou Belo Horizonte".
O dirigente disse que as deduções da arrecadação são bem maiores nos outros Estados.

Texto Anterior: Corinthians decide a classificação domingo pela manhã em Limeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.