São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que muda na operação dos PC

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os candidatos à primeira viagem pelos sistemas operacionais ``Windows 95" (Microsoft), ``Mac OS" (Apple) e ``OS/2 Warp" (IBM) têm tudo para ficar confusos na hora de optar por um. É que estão todos muito parecidos.
Na verdade, IBM e Microsoft trouxeram para os sistemas de controle dos micros padrão PC o estilo mais intuitivo de trabalho do ``Mac OS", que equipa os Macintosh. A última versão preliminar do novíssimo ``Windows 95" -sai do forno em 24 de agosto-, por exemplo, abre com o mesmo som do sistema da Apple.
O ``Mac OS", nascido como ``System", foi o primeiro a tratar o usuário como um indivíduo provido de criatividade. Permite que a organização do trabalho seja feita de várias maneiras diferentes, personalizando a máquina.
A vertente seguida pelo ``Windows" foi orientar o usuário sempre, oferecendo opções a cada passo. Para quem saía da tela preta e das palavras de comando do DOS para o fundo branco e botões de acesso do ``Windows" foi um avanço, sem dúvida, mas com passos demais.
Tanto que no ``Windows 95" o duplo clique sobre os ícones foi abolido e o botão direito do mouse, se o usuário acionar, passa a oferecer os detalhes das operações.
O festival de pedidos de confirmação a cada tarefa, já suprimido pelo ``OS/2", também sai da cena do ``Windows 95". Essa forma de o ``Windows" proteger os dados se mostrou excessiva e chata.
Tanto o ``OS/2" como o ``Windows 95" adotaram a lata de lixo de arquivos inteligente do ``Mac OS", programável para restaurar o que foi apagado indevidamente.
Uma das razões de o ``Mac OS" não ter se tornado o padrão de operação dos micros é porque funciona integrado com a máquina e a Apple resistiu até o ano passado em liberar o segredo de seus micros para que outras indústrias pudessem fabricá-los.

Texto Anterior: Conjunto multimídia é destaque
Próximo Texto: Tutorial auxilia a navegação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.